Janela de Alumínio uma Ótima Opção para sua Casa! Confira!

A  janela de alumínio, também conhecida como esquadrias, são elementos estruturais utilizados desde sempre, e possuem basicamente três funcionalidades distintas. Elas são responsáveis por permitir a entrada de luz natural nos ambientes, e evitam que precisemos manter luzes acesas durante o dia. Além da economia de energia, a luz natural é sempre melhor, mais bonita, e mais saudável para o nosso organismo.

Estas janelas de alumínio também permitem a ventilação do ambiente, sendo indispensável na maioria dos cômodos. Se você estiver lidando com um projeto comum, certamente terão janelas em todos os ambientes. Para alguns casos, como os de estúdios acústicos, elas podem e devem ser retiradas.

Por fim, a última função das janelas de alumínio é contribuir para a estética do edifício, tanto interna quanto externamente. Se você conhecer bem os modelos de janelas de alumínio disponíveis no mercado, certamente fará um excelente trabalho arquitetônico.

Na hora de determinar qual é a janela ideal para o seu ambiente, vale a pena, além de conhecer todos os modelos disponíveis, saber das suas variações. É possível encontrar diversas variações, de formatos, texturas e cores, como por exemplo a janela de alumínio branco.

Damos sempre uma ênfase nas janelas de alumínio por conta da qualidade deste material. Ele é o mais indicado para a confecção de janelas, pois possui uma resistência elevada, um custo baixíssimo, não precisa de manutenção e tem uma durabilidade excelente. Se puder, opte por uma janela de alumínio no seu projeto, para além de garantir uma sofisticação, não ter dores de cabeça no futuro.

Os Elementos de uma Janela de Alumínio

Vamos entender quais são os principais elementos de uma janela de alumínio, desde os que estão visíveis, até mesmo aqueles que são necessários para que a instalação dela seja feita corretamente e com segurança. É importantíssimo para qualquer projetista saber como que ocorre o procedimento, principalmente para ser capaz de fiscalizar os contratados para o serviço.

Verga e Contraverga

Primeiramente, vamos falar de dois elementos cruciais na instalação de qualquer janela de alumínio, que é a verga e a contraverga. Estes dois itens são, basicamente, vigas colocadas na parte superior (Verga) e inferior (contraverga) antes de colocar a estrutura para escoramento da janela de alumínio.

A principal utilidade, além de dar apoio para a estrutura da sua janela de alumínio, é evitar a manifestação de patologias como trincas, fissuras e problemas relacionados a umidade e ao mofo. Caso você não utilize-as no seu projeto, a região da janela de alumínio sofrerá mais com as tensões da própria construção, e você verá trincas em um curto espaço de tempo.

Para ter mais informações à respeito da instalação e projeto de vergas e contravergas, você poderá consultar a NBR 6118:2014 – Projetos de estruturas de concreto. Com ela, é possível compreender a maneira correta de dimensionar estes dois itens fundamentais para qualquer instalação de janelas.

Guarnição

O próximo elemento das janelas é a guarnição. Essa peça serve como uma moldura de um quadro, que deve ser encaixada no vão destinado à colocação da janela. O material ideal para a guarnição é o alumínio, pois é de se esperar que ela sofra com as ações do tempo, como por exemplo as chuvas. O uso do alumínio, que é extremamente resistente à corrosão, evita esse tipo de problema.

As guarnições servem para dar um acabamento melhor, escondendo possíveis imperfeições na alvenaria, e preenchendo quaisquer espaços que estejam vazios. Ela também será seu cartão-postal, pois influencia muito na estética do projeto.

Se você se importa com a beleza e segurança do seu projeto, opte pelas janelas de alumínio. O acabamento é muito mais refinado, e há diferentes modelos e tamanhos disponíveis de guarnições para a porta.

Trilhos

A parte que irá receber a janela, de fato, são os trilhos. Eles devem também ser feitos com um material de qualidade, como o alumínio. Se você optar por qualquer outro material, provavelmente terá corrosão em um curto tempo, dificultando o funcionamento da sua janela. Se não quiser ter problemas deste tipo, invista numa janela de alumínio.

Os trilhos da sua janela de alumínio não precisam de manutenção, porém, é necessário efetuar limpezas regulares com detergente neutro e água. Evite esfregar qualquer item abrasivo para auxiliar na limpeza, pois você poderá riscar ou manchar permanentemente a sua janela de alumínio branco.

Folhas

Por fim, temos as folhas da sua janela de alumínio. Essa folha é basicamente o elemento que comportará o vidro e as telas. A quantidade de folhas da janela de alumínio dependerá exclusivamente do modelo escolhido. Há alguns tipos de janela que possuem somente duas folhas, e outras que possuem três folhas.

No caso das janelas para um ambiente residencial, é mais comum encontrarmos 3 folhas nas janelas de alumínio. Duas dessas são feitas em alumínio, para que a janela fique fechada totalmente, garantindo privacidade e segurança. A terceira folha é a de vidro, para que você possa fechar a janela e mesmo assim aproveitar a iluminação natural.

Algumas janelas, principalmente aquelas presentes em ambientes comerciais, não possuem essas folhas que impedem toda a passagem de luz. Muitas são feitas somente com as folhas em vidro, e dão um ar de modernidade impressionante, independente do ambiente que estão sendo aplicadas.

De qualquer maneira, reforçamos a importância de investir em janelas de alumínio, pois, diferente das portas, elas ficarão na maioria dos casos expostas ao tempo. Além disso, as janelas de alumínio são muito mais resistentes, suportando qualquer esforço extra indesejado, como por exemplo um possível arrombamento.

Lembre-se de verificar, além da estética da sua janela de alumínio branca, a segurança. Quando falamos em segurança, não é somente contra invasões, mas também contra patologias. Verifique se a execução do seu projeto está seguindo todas as normas, priorizando sempre as vergas e contravergas, frequentemente esquecidas nas execuções para poupar dinheiro.

Se você pretende poupar dinheiro com a estrutura que ficará escondida dentro da parede, poderá ter enormes dores de cabeça no futuro, não só por comprometer a janela em si, mas sim a estrutura de um edifício como um todo.

janela de alumínio

As Janelas de Alumínio Venezianas

As janelas de alumínio venezianas possuem seis folhas, e são uma das mais largas nesse modelo de correr. São ideias para ambientes em que o sol é muito forte, ou em casos que o cliente necessita de uma privacidade redobrada.

Enquanto as folhas internas são feitas em vidro, as externas são totalmente fechadas, o que isola completamente o ambiente interior do exterior, garantindo essa privacidade exigida por muitos clientes.

A desvantagem da janela de alumínio veneziana é justamente relacionada a quantidade de folhas. Por ser muito fechada, ela acaba trazendo alguns problemas de ventilação, não permitindo que o ar de dentro circule da melhor maneira possível. Vale a pena colocar na balança na hora de discutir este ponto com o seu cliente.

Se o seu cliente estiver disposto a ter mais privacidade em troca de reduzir a circulação de ar dentro do ambiente, você poderá optar sem medo pela janela de alumínio veneziana. No caso de a privacidade ser tão importante quanto a circulação de ar, você poderá buscar alguns modelos específicos de venezianas com maior abertura.

Pode ser que o seu projeto encareça, porém, ainda assim é possível entregar os dois requisitos para o seu cliente. A janela de alumino veneziana é ótima para valorizar a luz natural, garantir privacidade e embelezar consideravelmente o seu cômodo.

A aplicação principal para as janelas de alumínio branco é em ambientes residenciais, principalmente em apartamentos. Diferente das janelas de abrir, essa aqui não oferece o risco da estrutura de abertura ser comprometida a ponto de se desprender. Em alguns casos, é possível aplica-la também em escritórios, devido à vantagem de ser um modelo de janela mais largo.

As Janelas de Alumínio de Abrir

Já as janelas de alumínio de abrir, são mais utilizadas em residências. Como mencionamos anteriormente, elas possuem o risco de se desprender com o tempo, e mais por uma questão de segurança, não são aplicadas em edifícios residenciais.

Este modelo assemelha-se muito à uma porta convencional, e geralmente abrem para o lado externo da residência. Se você quiser personalizar seu projeto ainda mais, é possível encontrar tipos de janelas de alumínio de abrir que possuem essa abertura para dentro.

Os principais cômodos que indicamos para que você pelo menos pense em colocar são os quartos e as salas. Elas são bem largas também, e garantem uma excelente ventilação do ambiente. Como já sabemos, o conforto térmico das residências quase sempre deixa a desejar, e escolher este modelo poderá reduzir e até mesmo eliminar este problema.

No caso da escolha do material, recomendamos ainda mais optar pelo alumínio para este modelo, pois há um enorme risco de comprometimento da estrutura caso não seja selecionado o material adequado. As dobradiças, responsáveis pelo sistema de abertura e fechamento dessas janelas, precisam ser resistentes o suficiente para aguentar chuva e sol todos os dias.

janela de alumínio

Janela Basculante de Alumínio

            As janelas basculantes são uma ótima pedida para banheiros e cozinhas, dividindo-as da lavanderia, por exemplo. Este modelo consiste basicamente numa estrutura metálica de alumínio fechada por vidro. As áreas de serviço não podem deixar de conhecer uma dessas.

Caso não faça ideia de qual estilo de janela estamos falando, é daquelas com uma espécie de puxador no canto. Você desce aquele puxador e a janela abre, num formato que preserva a privacidade do ambiente e dá uma ventilação excelente.

É justamente pensando na privacidade que você deve optar pelas janelas de alumínio branco basculante. No caso de banheiros, muitas pessoas gostam de ter uma boa ventilação, mas abrir uma janela convencional pode acarretar na total perda da privacidade. Para isso, existem as janelas basculantes. Você poderá abri-la em forma de frestas angulares, que não possibilitam que ninguém veja o que está acontecendo dentro do seu ambiente.

A escolha do alumínio traz contemporaneidade, segurança e conforto térmico para o seu cliente. Este modelo foi amplamente utilizado no passado, e encontramos diversos imóveis antigos que possuem muitas delas. Em muitos casos, elas estão acabadas, e acabam com o ânimo para pensar em colocar um desses no projeto. Porém, fique por dentro das novas tendências e dos modelos atuais de janelas basculantes, e irá se impressionar.

Este item deixou de ser antiquado e passou a ser sinônimo de modernidade, dependendo da maneira que você opte por coloca-la no seu projeto. Aproveite o alumínio para mesclar com vidro e madeira, para dar um ar ainda mais estiloso ao seu projeto. Você e o seu cliente sairão satisfeitos ao final da obra, com uma beleza que não precisará de manutenções frequentes para continuar intacta.

Janelas de Correr

Já apresentamos aqui as janelas venezianas, que são de correr. Porém, existem também as janelas que são exclusivamente de correr. Neste caso, você terá somente a presença de folhas em vidro, sem aquela parte de alumínio fechada.

Para locais que não precisam de privacidade, por serem isolados ou altos, você pode optar por esse modelo de muita elegância para compor o seu ambiente. Elas podem ser largas, traz uma ventilação ótima e possuem, no mínimo, duas folhas.

A principal vantagem da janela de alumínio de correr é o tamanho. Você poderá personaliza-la, mantendo o mínimo de 2 folhas, para adequar ao seu projeto. Assim, mesmo que o seu ambiente não seja tão grande, é possível implementa-la sem muitas dificuldades.

Janelas Pivotantes de Alumínio

Agora, vamos falar sobre um modelo de janela mais sofisticado, que deve ser muito bem pensado antes de colocar no projeto. Estas janelas são sustentadas por pivôs, um na parte superior e outro na região inferior. Assim, elas são capazes de girar ao redor do seu próprio eixo, para dar o movimento de abrir e fechar.

O principal destaque para este modelo de janela de alumínio vai para o formato circular, totalmente diferente das outras janelas. Com ela, seu projeto será único, mas, como já mencionamos, você precisa entender se o seu projeto realmente precisa de uma janela tão sofisticada e diferenciada assim. Tome o cuidado de não ficar nada tão exagerado, e deixe os elementos do ambiente compatíveis entre si.

janela de alumínio

Janelas Maxim- Mar

Este modelo de janelas de alumínio Maxim-Mar é bem parecido com as janelas basculantes. A única diferença é que ela abre exclusivamente para o lado de fora, possui abertura maior, proporcionando mais ventilação ao ambiente, e as folhas com vidro são maiores.

Podemos dizer que as janelas de alumínio maxim-mar são uma versão mais moderna do antigo basculante. Sua indicação também é a mesma, servindo para os banheiros, cozinhas e áreas de serviço, já que são lugares que precisam de muito mais circulação de ar.

Apesar da abertura ser maior que a basculante, ela permanece com a vantagem de garantir privacidade, item importantíssimo quando se trata do fechamento de banheiros. Toda abertura extra é compensada por uma folha de vidro e alumínio fixada na parte inferior, impossibilitando que qualquer curioso fique de olho.

Janela de Alumínio de Tombar

As janelas de tombar são irmãs das janelas maxim-mar, com a diferença de abrir para o lado contrário e para dentro do ambiente. Ela fornece toda a iluminação natural que um cômodo precisa, ventilação na medida certa e um estilo único. São ótimas também para ambientes menores, pois ocupam um espaço mínimo.

Se você não conhece este modelo de janelas, vale muito a pena conferir e correr para aplicar no seu projeto, caso possível. A sofisticação que o seu projeto ganhará é incomparável, na medida certa. Aqui, diferente da janela pivotante, você pode dar estilo sem ser tão exagerado quanto as outras.

Janela Guilhotina de Alumínio

Uma janela muito utilizada antigamente, como a basculante, e que também foi renovada para a modernidade com estilos únicos e sofisticados é a janela de alumínio guilhotina.

O diferencial desta é que são apenas duas folhas, porém, não são tão leves quanto as janelas convencionais. Para abrir estas janelas, você precisará fazer um esforço a mais para levantá-la para cima, pois o mecanismo dela funciona verdadeiramente como uma guilhotina.

Ela provavelmente está presente na casa dos seus avós, e você certamente já teve alguma dificuldade para abri-la. Hoje, temos materiais mais leves, que oferecem menos risco para nós. Porém, antigamente, o material utilizado era extremamente pesado, e se você acabasse soltando-a na hora errada, poderia até mesmo perder alguns dedos.

A indicação para o uso das janelas guilhotina de alumínio é para ambientes que querem ser bem iluminados naturalmente, sem deixar de lado um ar clássico dentro do cômodo. Com relação a circulação de ar, você não terá quaisquer problemas, e ela garante um conforto térmico ao seu projeto.

Você poderá ainda personalizar estas janelas, colocando persianas com controle de intensidade de luz. Assim, o seu cliente poderá ficar mais à vontade, com total domínio da quantidade de luz que entra. Essa é uma maneira de garantir o conforto e a satisfação dos seus clientes, que com certeza voltarão a negociar com você quando necessário.

Janela de Alumínio Sanfonada

As janelas de alumínio sanfonada, como o próprio nome sugere, abrem e fecham no formato de uma sanfona, bem parecida com aquelas portas antigas aplicadas em banheiros e áreas externas.

Para este mecanismo funcionar, as folhas dessas janelas de alumínio sanfonada dobram-se sobre si mesmas, trazendo elegância, espaço, circulação e alta incidência dos raios solares para iluminar todo o ambiente.

A principal desvantagem de optar por este modelo tão bonito de janelas é quanto à manutenção. O alumínio é extremamente fácil de limpar, porém, no caso deste modelo, temos muitos vãos, quase inacessíveis, que acumulam sujeira e podem causar dor de cabeça caso não sejam limpos corretamente e com a frequência adequada.

janela de alumínio

Bay Window

Este modelo de janelas de alumínio não é tão comum no Brasil, porém, no exterior, principalmente nos Estados Unidos, a maioria das casas optam por ela. O grande diferencial é a forma de instalação, pois é uma janela separada. Ela precisa de ao menos três paredes, para criar uma ampla abertura na parede.

Das vantagens, temos a abertura maior com relação aos outros modelos de janela, proporcionando maior iluminação do ambiente. Porém, muitas são fixas, não possibilitando abrir ou fechar, e o cliente pode ter problemas com a circulação de ar. Use-as somente se o ambiente já for arejado o suficiente, sem a necessidade de ter uma janela para isso.

Janelas Fixas

Estas janelas de alumínio branco, como o nome sugere, também são fixas. A diferença delas para a bay window é o formato. Não há um estilo específico, e muitas podem até conter desenhos na sua folha principal.

Serve simplesmente para a iluminação do ambiente e decoração, pecando também na questão da circulação de ar. Para a privacidade, você poderá optar por colocar um vidro específico, que não permite os olhos curiosos.janela de alumínio

Qual Vidro usar na Janela de Alumínio

Praticamente todos os modelos de janela de alumínio que citamos mesclam o vidro. Porém, qual é o vidro ideal para o meu projeto? Esta questão deve ser respondida, principalmente para garantir a segurança do ambiente em casos de fissuramentos.

Você poderá consultar a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para descobrir qual é o vidro ideal para sua aplicação. De maneira geral, temos três vidros diferentes: o laminado, o temperado e o aramado.

Vantagens da Janela de Alumínio

De maneira resumida, o alumínio é o melhor material para ser aplicado nas suas janelas. Ele fornece segurança, principalmente por ser super resistente. Também garante proteção contra corrosão, pois, assim que sai da indústria, passar por um tratamento conhecido por anodização.

Além disso, você pode encontrar diversos alumínios no mercado, como por exemplo o alumínio branco. São muitas variações de cores, texturas e formatos, e em último caso, você poderá fazer uma janela de alumínio totalmente sob medida.

Por fim, um ótimo motivo para te convencer a começar a aplicar as janelas de alumínio em seus projetos é o preço. Comparado aos outros materiais, o alumínio é muito mais barato, e você poderá abusar da criatividade para criar visuais totalmente inovadores e inspiradores, para você e para o seu cliente.

 

 

 

alquimaadm

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

× Solicitar Orçamento