Contramarco: O que é? Qual sua Função? Confira!

O contramarco é um elemento utilizado na construção civil, que, infelizmente, não possuem obrigatoriedade no uso. A sua aplicação ocorre em vãos livres em que, posteriormente, colocaríamos a esquadria para comportar uma janela. Porém, se fossemos colocar as esquadrias diretamente no vão, poderíamos ter sérios problemas.

Primeiramente, a colocação das esquadrias diretamente nos vãos pode danificá-la, entortando-a, manchando com tinta e argamassa e até mesmo poderá causar problemas para o funcionamento para a janela que será colocada ali logo depois. Para resolver este problema, existe o chamado contramarco. Antes, vamos entender o que são as esquadrias.

O que são Esquadrias

A esquadria é a peça responsável por receber a sua porta ou janela. Ela fornece os movimentos necessários para a sua janela, por exemplo, seja deslizando ou abrindo como uma janela pivotante. Também faz o mesmo para as portas, e garante que ficarão estáveis na estrutura da sua obra.

No geral, elas são colocadas dentro do contramarco, para só depois receberem as janelas e portas. Porém, há casos em que são chumbadas diretamente no vão, no lugar. Essa prática é péssima, pois impossibilita a realização de manutenções caso seja necessário.

O melhor material para a confecção das esquadrias é o alumínio, pois é super resistente à esforços e também à corrosão, impedindo infiltrações e fissuras na sua alvenaria. Ele também não demanda manutenção, e uma simples limpeza periódica irá te livrar de uma série de possíveis problemas. Seu preço é mais barato também, diminuindo drasticamente o custo final de um projeto.

contramarco

O que é o Contramarco

Para esquadrias de alumínio é um item indispensável na construção, altamente resistente, não corrosivo e que, quando instalado, aumenta infinitamente a segurança e proporciona um excelente acabamento para os vãos do seu projeto.

O funcionamento do seja nas janelas ou nas portas, assemelha-se a uma moldura de um quadro. Ele garante que aquele vão terá a vedação necessária, para evitar problemas na esquadria. Além disso, sua correta aplicação serve como orientação na hora de colocar as esquadrias. Dessa forma, alinhar as esquadrias, sejam as portas ou janelas, será uma tarefa muito mais fácil e precisa, pois ele eliminará quaisquer irregularidades presentes na alvenaria.

No mercado, existem basicamente dois tipos para janelas e portas. O primeiro deles é o de madeira, amplamente utilizado nos vãos em que serão colocadas as portas. O segundo modelo, ainda mais resistente e bonito, é o de alumínio. A aplicação dos dois é diferente, de acordo com o ambiente e posicionamento na parede.

Para casos gerais, recomendamos optar sempre pelos de alumínio, pois assim você com certeza não terá qualquer problema com infiltração, umidade e mofo, além de garantir melhor estabilidade para a sua estrutura como um todo e evitar trincas e fissuras. Fora a segurança e o excelente desempenho do produto.

Quando Usar o Contramarco de Madeira

O contramarco de madeira não deve ser utilizado em janelas que dão diretamente para fora do imóvel, ou em divisões de cômodos específicos, como por exemplo cozinhas, áreas de serviço e banheiros. Todas essas situações possuem um ponto em comum, que é a presença de umidade e gordura.

O contramarco de porta ou janela que fica num local em que a umidade é presente, seja pela presença de um chuveiro ou pela incidência de chuvas, certamente terá problemas com infiltração. Além disso, o material sofrerá desgaste acelerado, perdendo o uso e até mesmo oferecendo riscos à vida dos moradores.

Para a utilização da opção de madeira em portas ou janelas, recomendamos que o ambiente seja neutro, sem a agressão da umidade, como por exemplo as salas, corredores e quartos. Para quaisquer outras situações, passe longe dos feitos de madeira.

Quando Usar o Contramarco de Alumínio

A opção de alumínio deverá ser utilizado sempre que possível. Este material é extremamente funcional, duradouro, leve e barato. Caso opte por ele no seu projeto, notará uma considerável redução no custo final da obra. Ele pode ser aplicado em locais com incidência da água da chuva, umidade, ventos e esforços externos.

Veremos a seguir mais detalhes quanto a confecção do material, porém, adiantamos que é a escolha ideal para quem não quer ter dor de cabeça com manutenções, infiltrações um fissuramento de paredes. Justamente pela manutenção ser inviável, devemos tomar o cuidado de escolher o material correto.

Todos são chumbados na parede, e removê-los pode ser, de fato, impossível. Portanto, não pense em economizar ao escolher o modelo ideal para o seu projeto. Lembre-se que ele abrigará uma esquadria, que poderá comportar tanto uma janela como também uma porta. No caso de uma janela, não há qualquer chance de abrir a parede para efetuar alguma manutenção.

contramarco

Os Tipos de Contramarco de Alumínio

 De maneira geral, o de alumínio para porta ou janela são confeccionados a partir de perfis de alumínio extrudados. Sua aplicação também traz a vantagem de possibilitar a manutenção das esquadrias. Em projetos que não existe o contramarco de alumínio, a esquadria é chumbada, logo, não pode ser retirada para uma manutenção.

Os chumbadores mais populares para são o Tipo Y e o cadeirinha. Ambos fornecem a estabilidade e resistência necessária para que receba a esquadria sem apresentar qualquer problema durante e após a execução.

O perfil de Alumínio Extrudado

Os perfis de alumínio extrudados são amplamente fabricados no Brasil, e você terá milhares de opções na hora de escolher a linha ideal para o seu projeto. Entretanto, a forma de confecção destes é praticamente idêntica entre todas as empresas responsáveis.

Vamos entender um pouco como o processo de confecção é realizado, além de desvendar o que torna o alumínio um material tão ideal para a construção civil

O primeiro passo para a produção dos perfis extrudados de alumínio é o uso de tarugos de alumínio, ou seja, barras sólidas do material. Estes tarugos são aquecidos numa temperatura que beira os 500ºC, e após atingi-la, é pressionado contra um orifício.

Este orifício possui um formato específico, de acordo com o que estiver sendo exigido no projeto. Dessa forma, é possível criar infinitas variações de perfis de alumínio, que se adequem a cada projeto singularmente. Após passar por esse orifício, basta que o alumínio seja cortado nas medidas especificadas e estará pronto para a montagem.

Como Colocar o Contramarco de Alumínio

A colocação dos contramarcos de alumínio para portas ou janelas deve ser feita com total cuidado.

Nem pense em economizar na mão de obra para esta etapa, ou você poderá comprometer toda a estética, funcionalidade e estabilidade da sua obra.

O instalador responsável pela instalação nas janelas deve ter total cuidado na hora de executar os procedimentos. Caso a peça seja chumbada de maneira incorreta, as suas esquadrias terão um grande problema pela frente.

Há diversos riscos envolvidos no processo, que vão muito além de uma esquadria torta que prejudica a estética. Dependendo de quão torto for instalado, sua esquadria será inútil, e não será possível abrir nem fechar qualquer porta naquele vão. Você terá problemas também quanto a estanqueidade, ou seja, a vedação do seu projeto será comprometida, possibilitando até mesmo o surgimento de mofo a longo prazo.

Fora estes problemas citados, você poderá abalar a estrutura como um todo da sua obra, sendo necessário interditar o local e efetuar os devidos reparos. De fato, economizar nesse serviço poderá acabar com a sua obra, e fará com que você gaste mais do que o dobro para arrumar o erro feito por um instalador sem capacidade compatível.

Como Colocar os Chumbadores

Para a colocação dos chumbadores, precisaremos que o espaço entre o contramarco e a alvenaria seja entre 3 e 5 centímetros. Se for menor, não haverá espaço suficiente para o emassamento, comprometendo a fixação no vão.

Além das medidas precisas, você precisará se atentar a três principais itens obrigatório antes de colocar os chumbadores. Primeiramente, o contramarco deverá estar sobre a alvenaria, e nunca por cima do reboco. A massa de chumbamento deverá ser de cimento e areia, na proporção de três para um. Por fim, a massa de chumbamento deverá preencher todo os vãos livres do contramarco, para garantir sua estabilidade.

contramarco

O Contramarco é Obrigatório?

O uso na construção civil não é obrigatório, e ficará para o responsável do projeto e da obra a opção de colocar ou não nos vãos que receberão as esquadrias no futuro. Como dissemos, este elemento facilita muito a colocação das esquadrias, permite sua limpeza correta e garante ainda mais proteção contra fissuras e infiltrações.

No mercado, você poderá encontrar muitos engenheiros e arquitetos que optaram por não utilizar e se arrependeram. Porém, dificilmente encontrará alguém que usou e se arrependeu. É um item que só traz benefícios, não impactando negativamente em absolutamente nada da sua obra.

O Contramarco Diminui minha Esquadria?

O uso não diminuirá o tamanho da sua esquadria, e você continuará aproveitando toda a abertura dela, seja uma porta ou janela. No geral, possui 2 centímetros de espessura, com uma folga de 0,5 centímetros entre o marco e o contramarco.

Ao invés de projetarmos uma esquadria para entrar nessa folga do contramarco, nós devemos aumentar na alvenaria, para que o tamanho da esquadria seja preservado. Dessa forma, instalando da maneira adequada, você não terá problema, somente benefícios, a curto e a longo prazo.

Contramarco para Portas

 O uso para portas poderá abrigar qualquer estilo e modelo de porta, independente do seu tamanho e abertura. Justamente por ser fabricado em perfis de alumínio extrudados, é possível coloca-los em qualquer medida, preservando os modelos de portas já existentes.

Um dos mitos que circulam entre os profissionais da construção civil é o de que os contramarcos reduzem o espaço para a esquadria. Dessa forma, não seria possível utilizar as portas disponíveis no mercado, obrigando-os a optar pela confecção de portas e janelas sob medida. Isso é um mito, e você poderá sim utilizar quaisquer portas ou janelas que se encontram no mercado.

Vamos conhecer alguns modelos de portas que podem ser colocadas nas esquadrias com o contramarco, para você escolher o estilo ideal para o seu projeto e garantir segurança, funcionalidade, estabilidade e uma boa relação de custo e benefício.

Porta de Alumínio de Correr

 As portas de alumínio de correr podem ser colocadas mesmo com a presença do contramarco, e dão uma ótima sofisticação para ambientes que não possuem muito espaço. Elas abrem deslizando pelo trilho da esquadria, e possuem, no mínimo, duas folhas.

Este modelo de porta também é ótimo para a aplicação em áreas externas, e o preço varia de acordo com o modelo escolhido e o tamanho. Ela é altamente personalizada, para se encaixar em qualquer construção e garantir satisfação e segurança ao seu cliente.

Um bom cômodo para colocar portas de correr é em banheiros. Muitos desses cômodos são extremamente pequenos, e uma porta convencional facilmente chega a bater nas louças presentes em seu interior. Para solucionar este problema, podemos colocar uma porta de correr.

contramarco

Porta de Alumínio Camarão

Um outro modelo de porta que funciona em um trilho é a camarão. Ela também pode ser colocada mesmo com a presença do contramarco, e poderá ser personalizada quanto suas medidas de acordo com o projeto que você estiver trabalhando.

A diferença delas para as portas de correr é no formato. Enquanto as portas de correr são retas, essas daqui possuem dobras entre todas as suas folhas. Pode ser que esse estilo contribua mais para a estética do seu ambiente, porém, são muito mais difíceis de limpar.

Da mesma maneira que as portas de correr, as portas camarão servem muito bem para ambientes menores, que não podem perder espaço com a abertura e fechamento das portas. Se você busca sofisticação num cômodo pequeno, optar por este modelo de porta pode ser o ideal.

contramarco

Porta Convencional

As portas convencionais são aquelas que possuem somente uma folha, e abrem para fora ou para dentro. Podem ser feitas em madeira, alumínio, aço ou outros metais, e também servem muito bem com ou sem a presença do contramarco.

Com relação às medidas, estas aqui são mais restritas, e geralmente os modelos já estão prontos no mercado. Porém, caso você pegue um projeto específico, poderá abusar em modelos que são maiores.

Porta Convencional de Duas Folhas

 As portas de duas folhas também são amplamente utilizadas no ramo da construção civil, e sua aplicação se dá principalmente em áreas externas e halls de entrada. Por ser maior, ela dá um ar estético incomparável para o imóvel.

No caso de residências de alto padrão, você certamente verá portas maiores e mais largas, que podem ser tanto desse modelo, como as que são pivotantes, bastante semelhantes a esta. Devido a essa opção de modificar a sua altura e largura, é necessário atentar-se ao contramarco, pois você também precisará modificá-lo para que fique compatível com a esquadria e com a porta.

Janelas com Contramarco

As janelas são muito mais beneficiadas pelo contramarco do que as portas. Isto ocorre pois, no geral, elas estão voltadas para o exterior do imóvel, e ficam em contato com as chuvas, o tempo, o vento e a umidade durante o tempo inteiro. Por conta disso, fornecerá uma proteção muito maior, e será bem mais útil nesses casos.

Da mesma forma que ocorre nas portas, o contramarco aplicado em janelas também não consome o tamanho da esquadria, mas sim da alvenaria. Você poderá, da mesma forma, implementar qualquer tipo de esquadria, mesmo que seja padronizada de fábrica. No caso de projetos personalizados, será necessário modificar também o seu marco e contramarco, para que fique adequado ao projeto.

Lembre-se que o conjunto funciona dependendo de um todo. A sua janela depende exclusivamente da esquadria, e as esquadrias dependem totalmente do contramarco. Atente-se aos mínimos detalhes para evitar erros comuns na execução destes projetos.

Janela de Abrir

Vamos começar com o modelo de janela mais tradicional e com maior presença no setor da construção civil, que são as janelas de abrir. Este modelo se encaixa perfeitamente em qualquer contramarco, não necessitando que ocorram grandes modificações no mesmo.

No geral, sua aplicação dá-se principalmente em residências, pois elas abrem para o lado externo das casas. Caso fossem aplicadas nos prédios, temos um risco do sistema de abertura e fechamento sofrer com danos por conta da idade, e cair para fora do edifício. Para evitar isso, utilizamos mais as janelas de correr nos prédios.

Os principais cômodos para colocarmos as janelas de abrir é a sala e os quartos, pois elas são bem largas e permitem uma enorme passagem de luz e contribuem com a circulação de ar. Caso o seu cliente queira ter um excelente conforto térmico e muito ar circulando na residência, aposte neste modelo de janela.

Janela Maxim-ar

Temos agora as janelas maxim-ar, um modelo que pode ser super compacto, necessitando um contramarco muito menor comparado aos outros. Este aqui é amplamente utilizado em banheiros, justamente por promover mais privacidade e manter a circulação de ar no ambiente.

A abertura dessa janela é para fora, e funciona com uma inclinação de quase 90 graus. Dessa forma, os olhos curiosos não poderão visualizar o que está ocorrendo no interior do ambiente, e você poderá utilizar seu banheiro com toda a tranquilidade do mundo.

Além disso, o modelo maxim-ar é extremamente sofisticado, proporcionando uma beleza incomparável para o ambiente. É possível ainda personaliza-lo, alterado a cor do alumínio, a textura e o formato dos perfis empregados na confecção da mesma. Com relação a segurança, este item também não deixa a desejar.

contramarco

Janelas de Correr

As janelas de correr são práticas, e possuem pelo menos duas folhas. Elas fornecem privacidade, pois possuem duas folhas de alumínio que realizam o fechamento. Ao mesmo tempo, também permite a entrada de luz abundante e circulação de ar, por conter uma folha de vidro que auxilia na regulagem destes fatores.

Este modelo de janela pode ser muito largo, portanto, você deverá pensar no contramarco antes de tudo. Se for o seu caso, coloque um que comporte bem toda a esquadria, para evitar problemas como o mal funcionamento das mesmas.

Se você for aplicar uma janela pivotante, por exemplo, algum desnível no contramarco não afetará significativamente na sua janela. Porém, no caso das janelas de correr, qualquer pequeno desvio na execução poderá incapacitar o uso da sua janela.

Como a esquadria serve de trilho, qualquer diferença de altura entre suas extremidades ficará extremamente notável, e provavelmente o mecanismo de abrir e fechar não funcionará da maneira correta.

Para isso, ao instalar o para esquadrias que comportarão janelas de correr, redobre a atenção.

contramarco

Contramarco Precisa de Manutenção?

O seu contramarco não precisará de manutenção, e você não precisa se preocupar com ela caso opte pelos materiais corretos. No caso da aplicação com alumínio, não é necessário efetuar qualquer manutenção, e este é o cenário ideal.

Não há cliente que vá querer remover toda a sua janela, a esquadria e parte da alvenaria só para efetuar uma manutenção no contramarco. Por isso, o material deve ser o melhor possível, como por exemplo o alumínio, para eliminar de vez esse risco. Não e necessário nem mesmo efetuar a limpeza, independentemente da idade dele.

Pode ser que, com o tempo, a estrutura da sua janela apresente algum problema visível, provavelmente decorrente de erros na instalação. Somente nestes casos é que torna-se necessário remover as janelas e esquadrias, para então efetuar um reparo. Se ele não apresentar nenhum problema, não é necessário a realização de manutenções preventivas, principalmente devido ao custo elevado e também o trabalho excessivo empregado no local.

contramarco

 

alquimaadm

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

× Solicitar Orçamento