Porta de Alumínio é Boa Mesmo? Vale a Pena Investir?
Quando pensamos em sofisticação, a porta de alumínio pode ser muito útil para atingirmos altos níveis de beleza e contemporaneidade nos nossos projetos. Portanto, para qualquer arquiteto, é crucial conhecer todos os tipos de porta que estão disponíveis no mercado.
Além de ser um item indispensável para a segurança e privacidade, as portas também possuem uma forte função estética. Os mais variados estilos de portas auxiliam a montar um ambiente mais agradável e bonito.
Fora os estilos de portas, temos também a aplicação para cada um deles, dependendo do cômodo em que elas ficarão. No caso de uma porta que dá para a rua, vale a pena investir em materiais mais resistentes. Se o caso envolver um cômodo como uma cozinha, é interessante investirmos numa porta que seja fácil de limpar, por conta da gordura. Áreas externas, que sofrem com as chuvas e ficam expostas ao tempo, precisam ter resistência suficiente para não estragarem do dia para a noite.
Uma porta é composta por várias partes, e vale a pena conhecermos todas elas, também para que fique mais fácil de escolher na hora de projetar. Como mencionado acima, precisamos pensar não só na estética, mas também nas vantagens da aplicação e se ela será resistente ou não. Vamos conhecer um pouco mais para errar menos na hora do projeto.
O que são Batentes
O batente é o local onde a folha da porta é fixada. Geralmente, ele é chumbado na parede, justamente para dar sustentação e garantir o bom funcionamento das folhas, como por exemplo a sua abertura e o seu fechamento.
Podemos encontrar essa parte da porta em diversos materiais. O principal deles é a madeira, porém, também é possível encontrar os batentes de alumínio. Ambos possuem usos em diferentes casos, sendo os de alumínio mais recomendados para a aplicação em áreas externas, cozinhas, lavanderias e varandas.
Devido à alta resistência do alumínio, este é o material ideal para qualquer ambiente que sofra com agressões do tempo, como por exemplo as chuvas e a umidade. Toda as partes de uma porta de alumínio são anodizadas, ou seja, recebem um tratamento contra corrosão, que consiste numa camada extra de óxido de alumínio. Dessa forma, podemos afirmar que não há corrosão no alumínio, diferente do que ocorre em outros metais, como o aço.
Se fossemos utilizar guarnições de madeira em locais externos, precisaremos nos atentar à proteção das mesmas. Com as chuvas e o tempo, a madeira poderá inchar, trincar e se desgastar com maior facilidade caso não seja tratada do jeito certo. Certamente, este tratamento aumenta os seus gastos e também dá a necessidade de efetuar manutenções frequentes.
Pela guarnição ser uma peça fundamental na constituição de qualquer porta, escolher bem o material é importantíssimo. Caso você não coloque o material correto, a porta inteira poderá deixar de ser funcional, vazamentos poderão ocorrer pelas frestas, entre outros.
A melhor maneira de entender a guarnição de uma porta de alumínio é pensar nela como uma moldura de um quadro. Para que o vidro fique firme, é necessário que haja uma moldura para segura-lo. Se essa moldura sofre algum impacto, o vidro sofrerá também, podendo trincar, por exemplo.
O que são as Guarnições
As guarnições dão o acabamento para a porta, e para as portas de alumínio elas são indispensáveis. Diferente das portas de madeira, que podem, em alguns casos, ficar sem a guarnição, as de alumínio precisam dessa proteção.
Os batentes feitos em madeira já possuem um bom acabamento, e a guarnição é apenas um complemento, na maioria dos casos. Já os batentes de alumínios, muitas vezes apresentam aspecto riscado e sem qualquer polimento, justamente pela indústria prever que você irá colocar uma guarnição.
No geral, as guarnições são fáceis de instalar, pois encaixam perfeitamente nos batentes. Pode ser que seja necessário preencher com uma espuma expansiva, porém, dependendo do modelo da porta, você poderá ter mais ou menos dificuldade. Em muitas das portas de alumínio, é necessário rebitar a guarnição para que fique fixa e apresente estabilidade.
Vale lembrar também que o tamanho delas varia muito, e não precisa ser o mesmo dos batentes. As guarnições para as portas de alumínio possuem medidas diversas, justamente para que você, na hora de projetar, possa escolher a que cubra mais os defeitos da parede ou que fique mais agradável com o ambiente.
As Dobradiças
As dobradiças são sempre metálicas, e responsáveis por fazer com que a folha da porta abra e feche. Elas são fixadas no batente e na folha da porta, para possibilitar o movimento.
Na hora de executar um projeto, vale a pena contratar profissionais capacitados para instalar suas portas, principalmente por conta das dobradiças. Instalar os batentes e as guarnições pode ser uma tarefa mais simples, porém, as dobradiças precisam de uma precisão maior.
Caso a instalação seja feita por um profissional que cobre mais barato e não é tão capacitado, você tem grandes chances de ter uma porta com algum defeito. Pode ser que ela não abra direito, ou não feche direito. Ela poderá ficar torta, apresentar barulhos durante o funcionamento e acabar com a decoração e utilidade do seu ambiente. Evite dores de cabeça e fuja dos preços mais baratos.
Fechaduras
Para as fechaduras, temos também diversos modelos. No geral, elas são metálicas, justamente por ser uma parte mais delicada da porta, e um instrumento de segurança.
Se você quer evitar problemas com arrombamentos e desgaste de material, compensa investir em produtos de qualidade. Uma boa pedida são as fechaduras em alumínio, por serem mais resistentes tanto a tensões exercidas sobre ela, como também ao tempo de uso.
Temos diversos modelos de fechadura, e aplicações também. Você deverá, novamente, analisar todos os que estão disponíveis no mercado, conhecer cada um, para então definir qual deve ser utilizado no seu projeto. Temos fechaduras de entrada, fechaduras internas, para portas de correr, de banheiro, tubulares, elétricas, para portão e para portas pivotantes.
Maçanetas
As maçanetas são mais um item que precisa de atenção quanto ao seu material e sua aplicação. Você deverá investir num produto de qualidade, também para evitar possíveis arrombamentos.
Você poderá encontrar diversos modelos de puxadores para as suas portas de alumino, para as mais diversas ocasiões. Se estiver aplicando numa porta externa, poderá abusar de estilos maiores e largos. Para portas convencionais, que separam uma lavanderia, por exemplo, poderá colocar os mais tradicionais.
Há também os puxadores embutidos, frequentemente colocados em portas de alumínio. Eles são feitos em plástico resistente PVC, ficam embutidos formando uma espécie de vão na porta. Através dele, é possível não só agarrar para fechar a porta, mas também trancá-la com um trinco automático. A principal aplicação dá-se em portas de alumínio de correr que separam a varanda dos outros ambientes.
As Folhas das Portas
Por último e não menos importante, temos as folhas das portas. Frequentemente confundimos essa parte da porta com a própria porta. Geralmente, chamamos de porta o que na verdade são as folhas dela.
As portas envolvem todos as partes que discutimos anteriormente, como os batentes, as guarnições, as fechaduras, as maçanetas e as folhas. Essas folhas podem ser de diversos materiais, como madeira, PVC, lona ou alumínio.
Com relação às medidas, temos uma altura padrão para as folhas de 2,10 metros para as convencionais, que dividem os interiores das casas. Para as portas que dividem a parte externa, podemos encontrar modelos maiores, principalmente em locais de alto padrão. A largura padrão é de 60 cm para banheiros e 70 cm para cômodos internos. Nas entradas, o mínimo é de 80 cm, podendo variar, como já mencionamos.
Os Tipos de Portas
Agora que já entendemos mais sobre como funcionam as portas, desde as partes que a compõe até um pequeno detalhamento dos materiais e usos possíveis, vamos ver os tipos de porta de alumínio.
Primeiramente, as portas são divididas entre internas e externas. As portas de alumínio internas possuem medidas menores do que as externas, simplesmente por uma questão de estética. Dentro dos ambientes, o tamanho da porta é basicamente para a passagem de pessoas e móveis. No caso das portas de alumínio externas, a altura e a largura podem ser maiores, simplesmente por uma questão de estética.
No geral, quanto mais larga e alta a porta, maior o poder de aquisição da pessoa que mora na residência. No caso de imóveis comerciais, as portas largas e altas são praticamente obrigatórias, para apresentar uma vitrine e mostrar tudo o que está acontecendo no seu interior.
Apostar nas portas de alumínio é muito bom, pois ele não enferruja, e harmonizam muito bem com diversos elementos de cores brilhantes, foscas e até mesmo vidro. O melhor uso, como já dissemos, é na área externa e nas divisões entre lavanderia, sacada e cozinha.
Porta De Uma Folha de Alumínio
Essas são as portas de alumínio mais comuns no mercado, justamente por serem as mais utilizadas. Elas possuem uma única folha, e se adequa em quase todos os ambientes. A instalação é bem mais fácil e rápida, além do preço que é muito mais acessível em relação aos outros modelos de porta.
Porta de Alumínio de Duas Folhas
Como o próprio nome já sugere, essas portas possuem duas folhas, e são ideias para halls de entrada. Por terem duas folhas, são mais elegantes e causam maior impacto para quem vê pela primeira vez. A passagem também é mais larga, ideal para passar qualquer tipo de móvel, seja uma geladeira, uma cama ou um sofá, por exemplo.
Porta Camarão de Alumínio
O porta camarão é mais aconselhada para a divisão de dois ambientes quando não temos um espaço para circulação. Se o ambiente é pequeno, essa pode ser a melhor solução para o seu projeto.
A instalação é bem mais trabalhosa comparada aos outros modelos de porta, principalmente pelos materiais serem customizados e feitos especificamente para este modelo. Você precisará de trincos, alças e trilhos específicos para este modelo de porta. Certamente, para comprar e instalar esse modelo de porta de alumínio, você precisará gastar mais do que o normal.
Porta Pivotante
As portas pivotantes são modernas e elegantes, e destacam-se em qualquer projeto de arquitetura. Se você valoriza a estética acima de tudo, esta pode ser a melhor opção para a sua obra.
Este modelo de porta é utilizado frequentemente em residências de alto padrão, principalmente na porta de entrada. Você terá dificuldade em encontrar essa porta pronta, e provavelmente precisará mandar fazer sob medida, de acordo com o seu projeto.
Levando em conta todos esses fatores, é de se esperar que o preço também seja elevado. Além de ser feita sob medida, o material utilizado é mais robusto, com um eixo para suportar todo o peso, além de uma qualidade muito superior às outras.
Porta Sanfonada
Se você busca uma solução de porta de alumínio mais barata para o seu projeto, apostar na porta sanfonada por ser uma boa. Elas assemelham-se a uma sanfona, e corre num trilho, dobrando-se nele.
Por ser mais compacta, é indicada também para ambientes com pouco espaço, e são frequentemente instaladas nos banheiros. Este é o melhor local, pois para os que são pequenos, as portas convencionais ocupam quase todo o espaço interno. Há casos que não é possível instalar uma porta convencional, pois elas batem nas louças. Além de resolver diversos problemas, você gastará muito menos na aquisição e instalação delas.
Como são feitas de alumínio, essas portas são mais resistentes à umidade e não sofrem o efeito da corrosão. Assim, você terá um produto barato, que durará por muitos anos. Não é necessária qualquer manutenção, e a única indicação é efetuar a limpeza frequentemente do material.
Porta de Alumínio de Correr
Por fim, o último modelo de porta que temos é a porta de alumínio de correr. Ela é aconselhada para ambientes pequenos, ou que simplesmente não queiram perder espaço com a porta. Além disso, dá um ar de modernidade, pois possui um acabamento maior do que as outras portas para locais pequenos.
A porta de correr é moderna, elegante, e utiliza trilhos que são embutidos nas paredes para que ela corra. É ideal para ser instalada em áreas externas, separações de varanda e sacada, e até mesmo em terraços.
O preço dela varia de acordo com o modelo escolhido no projeto. Você poderá encontrar modelos de porta de alumínio de correr que são mais simples, para residências de baixo padrão, até mesmo aqueles utilizados em residências de alto padrão e ambientes comerciais.
Como Limpar portas de Alumínio
A limpeza das portas de alumínio deve ser feita de forma correta, pois caso você tente passar qualquer produto, poderá manchá-la facilmente sem conseguir recuperá-la. Na maioria dos casos em que aparecem manchas, a única solução é trocar todo o material.
O alumínio é um metal que resiste bem ao tempo, à corrosão e também resiste bem quando se trata de umidade. Porém, se você utilizar produtos comuns para limpá-lo, com toda certeza irá agredir o material.
Para os batentes e guarnições, você deverá efetuar uma limpeza por ano se estiver em área urbana, e uma a cada 3 meses se estiver em uma área marítima ou industrial. Você deverá utilizar somente detergente neutro diluído em 5% de água, e para esfregar, utilize esponjas e panos macios. Qualquer pano ou esponja que tenha muitas fibras não é recomendada para limpar o alumínio, pois você riscará o material.
As portas de alumínio, ou melhor, as folhas, devem ser limpas com maior frequência, para evitar o acúmulo de poeira. Se você demorar muito para fazer essas limpezas, a sujeira começará a acumular e a criar crostas, dificultando a remoção posteriormente. Além de criar uma crosta, você poderá danificar a sua porta de alumínio, dificultando a abertura e fechamento.
Para limpar as folhas das portas de alumínio, utilize a mesma solução apresentada acima, e fuja de qualquer produto químico agressivo. Não utilize detergentes com saponáceos, esponjas de aço ou qualquer outro material que seja abrasivo, novamente para não riscar.
Algumas pessoas, para remover aquelas sujeiras mais difíceis, utilizam alguns objetos pontiagudos ou cortantes. Se você tem esse costume, deixe de fazer, pois poderá riscar a sua porta de alumínio.
Lembre-se que as portas de alumínio são uma das melhores quando se trata de qualidade e resistência. De fábrica, elas já vêm com o processo de anodização, para protege-las ainda mais contra o tempo de uso e à corrosão. Porém, para que você tenha uma porta de alumínio que dure para sempre, é necessário tomar os devidos cuidados.
Evitar que as Portas de Alumínio Batam com o Vento
Para evitar que as suas portas de alumínio batam com o vento, você poderá adotar algumas medidas. Caso você sofra com esse problema, é importante resolve-lo não só para parar o incomodo do barulho causado, mas também para não danificar as portas de alumínio.
Você terá basicamente duas alternativas para solucionar o problema das portas de alumínio batendo. A primeira delas é colocar um calço atrás delas, para que fiquem presas quando totalmente abertas. No mercado, você poderá encontrar diferentes modelos e estilos de calços, muitos discretos, para adequar ao seu ambiente sem perder a beleza e harmonia. É possível também resolver o problema fechando outras portas e janelas, para evitar correntes de ar pela casa na direção da porta de alumínio.
O que Fazer com as Portas de Alumínio fazendo Barulho
Se a sua porta de alumínio estiver rangendo ou fazendo qualquer tipo de barulho durante a abertura e fechamento, você poderá tomar algumas medidas para solucionar o problema. Essa questão não está relacionada exatamente à porta de alumínio, mas sim às dobradiças.
As dobradiças, como vimos anteriormente, são feitas em outros metais que não são o alumínio, e acabam desgastando mais rápido. Quando ocorre esse desgaste, fica difícil que ela trabalhe da forma adequada, e o metal começa a raspar em si mesmo por conta do peso da própria porta de alumínio.
Como as portas de alumínio são mais leves, este problema ocorre raramente, porém, ainda assim pode acontecer dependendo do clima da sua região. Para solucionar, é necessário lubrificar a dobradiça da porta de alumínio, com o óleo de máquina ou até mesmo óleo de cozinha. Ao lubrificar a peça, você fará com que ela passe a deslizar em si mesma, evitando que sua porta de alumínio fique rangendo.
Como Escolher a Porta de Alumínio Ideal
Por si só, a porta de alumínio é excelente. Possui resistência, leveza e bom acabamento. A maior questão na hora de escolher uma porta de alumínio para o seu projeto é com relação à estética e aplicação.
Já vimos que existem vários modelos de porta de alumínio, e você precisará avaliar o ambiente quanto ao espaço disponível e uso. Se for um banheiro pequeno, pode ser interessante aplicar portas de correr para deixar a área interna mais livre. No caso da entrada, é bom investir em modelos mais robustos, largos e altos, para passar os móveis pela entrada.
Você não pode esquecer de dar atenção para as portas internas. Lembre-se que, além de ser uma região que passam pessoas, também pode ser necessário locomover algum móvel. A largura e altura da porta de alumínio devem atender a uma medida mínima, evitando quaisquer destes problemas.
Por fim, pensaremos no estilo das portas de alumínio. São muitos modelos, cores e texturas. Escolha o que mais se adequa com o seu ambiente, de acordo com a verba disponibilizada pelo seu cliente, para que o projeto fique harmônico.
Pensando especificamente em portas externas, lembre-se da segurança. As fechaduras devem ser bem escolhidas, para proteger a residência ou comércio de possíveis arrombamentos. Não imagine que, para ser segura, ela será feia. A indústria se adaptou muito as principais tendências arquitetônicas, e você com certeza encontrará um modelo ideal para o seu projeto.