Perfil de Alumínio: Saiba Tudo Sobre [Análise Completa]

Para dar início ao perfil de alumínio, vale a pena conferirmos como é feita a fabricação destas importantes peças. Este metal é extrudado e estruturado a partir de diversos procedimentos industriais, a fim de dar a forma final que encontramos no mercado. Além de ter uma forma totalmente moldável, ele possuirá alta qualidade e resistência.

Este procedimento é utilizado desde o século XIX, para fins comerciais. A princípio, o foco era a aplicação em componentes aeronáuticos, principalmente para a Segunda Guerra Mundial.

O processo de extrusão é feito a partir de um tarugo de alumínio, ou seja, uma barra sólida do material. Este tarugo passa por um orifício que é responsável por moldar o perfil de alumínio no formato desejado, para ser utilizado tanto na construção civil como em outros projetos.

No caso do perfil de alumínio, o processo de extrusão ocorre em altas temperaturas. Assim que passar pelo orifício, teremos uma peça alongada, que bastará somente efetuar um corte de acordo com as medidas especificadas pelo cliente.

Usos De Um Perfil de Alumínio

Como vimos anteriormente, os perfis de alumínio começaram a ser utilizados na Segunda Guerra Mundial, na aplicação em aeronaves de combate. Foi a partir daí que notou-se as diversas qualidades e vantagens deste material.

A partir daí, a indústria se desenvolveu, a as aplicações para os perfis de alumínio se expandiram. Podemos vê-los em carrocerias de ônibus, automóveis e caminhões, além de milhares de outras aplicações. Outro nicho bastante rico é o da construção civil, e podemos encontrar os perfis em escadas e compondo diversas estruturas metálicas.

Por ser um material altamente moldável, podemos também aplica-lo em bancadas e proteções de máquinas. Suas vantagens permitem que apliquemos em praticamente qualquer lugar, e além de garantir segurança e estabilidade, dá um ar de beleza contemporâneo e aumenta o padrão de qualquer projeto.

Dentro da construção civil, podemos utilizara os perfis de alumínio na fabricação de portas, janelas, portões e venezianas. Os móveis também podem ser feitos a partir de perfis de alumínio, bem como diversos eletrodomésticos.

Vemos também os perfis de alumínios em decorações, principalmente para fixar objetos nas paredes e fazer um melhor acabamento e revestimento dos mesmos. Dessa forma, podemos dar um belo ar de modernidade dentro de qualquer projeto, sintonizando com o ambiente como um todo.

Vantagens dos Perfis de Alumínio

Vamos conhecer agora algumas das diversas vantagens da utilização de perfis de alumínio, seja na sua obra ou na elaboração de algum componente.

Resistência e Leveza

O alumínio é um material extremamente resistente e leve, e dentro do mercado, é o material que possui a melhor relação entre essas duas propriedades. Essa característica também o torna econômico e viável de ser aplicado em qualquer projeto.

A principal resistência dos perfis em alumínio é contra corrosões. Assim que ocorre a extrusão do perfil, pelo processo explicado anteriormente, forma-se também uma camada externa de óxido de alumínio, que protege o material e aumenta sua durabilidade.

Essa resistência à corrosão é o que, em muitos casos, faz com que os projetistas optem pelo uso de perfis de alumínio. Isto ocorre pois, em certas aplicações, precisamos de um material muito resistente, como por exemplo em locais de maresia ou áreas externas que ficarão expostas à chuva.

perfil de aluminio

O Perfil de Alumínio Não é Tóxico

Todos os perfis de alumínio possuem uma qualidade de não serem tóxicos. Dessa forma, certas indústrias se beneficiam, como por exemplo a química e a de alimentos. Por não transmitir toxicidade, alimentos e medicamentos ficarão muito mais seguros caso sejam armazenados em embalagens feitas com este material.

Perfis de Alumínio São Moldáveis

O processo de produção dos perfis de alumínio, através da extrusão, permite que a indústria produza qualquer tipo de peça, em qualquer tamanho e formato. Com isso, torna-se viável aplica-lo em absolutamente qualquer projeto ou obra.

Todos tomam grandes benefícios com essa vantagem do alumínio, porém, a principal aplicação ocorre em obras, nas estruturas metálicas. No geral, estas precisam ser cortadas e projetadas em tamanhos específicos para cada padrão de construção, e essa facilidade atrai a atenção de profissionais que atuam em obras.

Alta Elasticidade

Ainda tratando de resistência, temos as tensões ocasionadas a partir de impactos que poderiam deformar as peças de alumínio. Devido à sua elasticidade ser extremamente baixa, quase um terço do aço, é muito mais difícil de danificar as peças em alumínio de alta qualidade.

Personalização de Perfis

Além dos perfis de alumínio disponíveis no mercado, podemos também personalizar de acordo com o nosso gosto e a finalidade que daremos a eles. É possível revesti-los a partir de diversos métodos, dando textura, pintura, esmaltagem e anodização.

Os Tipos de Perfis em Alumínio

São muitos perfis de alumínio que podemos encontrar no mercado, e vamos tratar de alguns deles aqui. Além do formato, o que também diferencia cada perfil é a sua espessura. Com relação à forma, dependerá muito do fabricante, pois cada um possui diferentes medidas para cada, e elas também podem variar de acordo com o pedido do cliente.

Espessuras de Um Perfil de Alumínio

As espessuras mais comuns presentes no mercado são as de 30, 25 e 20 mm. Para definir qual é a melhor delas na hora de aplicar dentro de um projeto, precisamos analisar o cenário como um todo. Se estivermos aplicando com vidro, por exemplo, precisaremos de um perfil proporcional à espessura do vidro. Estas medidas das espessuras também podem variar de acordo com a indústria que produz o perfil.

Formato De Um Perfil de Alumínio

No mercado, temos diversos tipos de formatos para os perfis de alumínio. Vamos conhecer alguns, junto das suas aplicações.

O primeiro que temos é o Perfil Chato, utilizado na junção das chapas de policarbonato alveolar e compacto. É recomendado utilizar em estruturas que são planas ou curvas.

Temos também o Perfil U, utilizado geralmente para proteção e também para dar um melhor acabamento. Também pode ser utilizado em estruturas planas ou em algumas com uma leve curvatura.

O próximo da lista é o Perfil Trapézio, também utilizado na junção das chapas de Policarbonato Alveolar e Compacto. Diferentemente do Perfil Chato, este aqui precisa ser aplicado em estruturas planas.

Tubo de Alumínio

Agora que já falamos de alguns perfis de alumínio, vantagens e aplicabilidade dentro de obras e projetos, vale a pena falar um pouco também sobre os tubos de alumínio. Esta variação de perfil de alumínio é muito útil e possui diversas aplicações, que serão vistas a seguir.

O principal local de aplicação dos tubos de alumínio é nos corrimãos, e eles são essenciais, principalmente por dar segurança para quem transita pelas escadas. Independente de onde estejam instaladas, seja num local doméstico ou corporativo, é fundamental o uso do corrimão. Caso você não coloque este item de segurança obrigatório, poderá até mesmo sofrer com danos na justiça, além de colocar em risco a vida das pessoas.

Além de impedir possíveis quedas das escadas, os tubos de alumínio como corrimão fornecem também uma ajuda para pessoas com dificuldade para locomoção. Por ser resistente, o tubo de alumínio permite que os indivíduos se apoiem e firmem-se nele sem quaisquer dificuldades.

perfil de aluminio

Tipos de Tubo de Alumínio Para Corrimão

Temos basicamente dois modelos diferentes de corrimão feito com tubos de alumínio que podem ser aplicados nas escadas. O primeiro deles é aquele que é fixado na parede, servindo de apoio para quem transita ali. O segundo modelo é fixado na própria escada, recebe uma certa elevação até ficar na altura mínima recomendada.

Para decidir qual destes modelos é o melhor para o seu projeto, precisamos analisar o local onde será instalada a escada. Caso ela seja cercada por paredes nas duas laterais, como por exemplo em escadarias internas de edifícios e corredores, você deverá optar pelo primeiro modelo, principalmente para reduzir gastos com o alumínio. A parede próxima é utilizada de ancoragem, evitando que seja necessário gastar com material para criar uma estrutura extra.

O segundo modelo deverá ser utilizado nos casos em que não há a possibilidade de fixar o tubo de alumínio numa parede. Assim, é necessário levar em conta o guarda corpo, ou seja, a estrutura elevada a partir dos degraus para suportar o corrimão e perfil tubular de alumínio.

Especificações dos Tubos de Alumínio

O tubo de alumínio não precisa, necessariamente, ser totalmente tubular para ser aplicado em corrimãos. Podemos encontrar, no mercado, algumas variações de formato, alguns mais achatados, outros mais redondos e alguns mais quadrados.

Toda essa variedade torna mais livre a criatividade na hora de finalizar um projeto, pois poderemos adequar o formato do tudo de alumínio do corrimão para combinar com o entorno do nosso projeto. Além de estarmos pensando na segurança, com o uso de um material feito em perfil de alumínio que é resistente e durável, tratemos mais beleza para o local.

Já que falamos sobre segurança e durabilidade, vale a pena ressaltar a qualidade do alumínio comparado a outros metais. Os seus tubos de alumínio também terão ótima resistência ao tempo e à impactos. Sua manutenção não é necessária, e precisamos apenas efetuar limpezas regulares para manter a integridade do material. De fato, comparado a outros materiais, é muito mais fácil, barato e rápido de se trabalhar com o alumínio.

Para as aplicações dos tubos de alumínio nas escadas, temos também a vantagem da leveza do material. Por ser extremamente leve, não precisamos nos preocupar se eles afetarão a estrutura da nossa escada. O risco de sobrecarga é praticamente anulado, e podemos ficar tranquilos quanto a isso.

A Produção do Tubo de Alumínio

Já vimos que, para produzir os perfis de alumínio, o tarugo é esquentado e, por pressão, passa por um orifício que dá o formato desejado pelo cliente ou por padrão da indústria. Porém, o processo de produção dos tubos é um pouco diferente.

Também é necessário aquecer o material, mas agora, é a 500 graus, para derrete-lo. Após conseguirmos o alumínio líquido, devemos colocar num recipiente com o formato desejado e resfria-lo, para termos então o nosso tubo de alumínio.

Outras Aplicações Para os Tubos de Alumínio

Falamos muito sobre a aplicação dos tubos de alumínios no corrimão das escadas, porém, há também diversas outras aplicações dentro das obras que são extremamente importantes, e muitas nem mesmo são vistas após a finalização da mesma.

A primeira delas é em tubos de infraestrutura, ou seja, para passar a fiação elétrica e a tubulação hidráulica. Estes dois precisam passar por dentro de um tubo que ofereça proteção e estabilidade, e os tubos de alumínio dão conta do recado.

Para a indústria, temos a aplicação em linhas automotivas, tubos para transportar gases pressurizados, sistemas de ventilação, aquecedores e sistemas de refrigeração, como o ar condicionado.

Temos também a aplicação decorativa dos tubos de alumínio, dando sofisticação a qualquer espaço em que seja aplicado. Alguns estilos de decoração optam por deixar algumas tubulações aparentes, para dar um estilo industrial, e os tubos de alumínios são perfeitos para isso.

Com todas as vantagens e qualidades oferecidas pelo tubo de alumínio, não temos quaisquer restrições quanto ao seu uso, independente do local desejado. A leveza, resistência e beleza deste material permite que abusemos dele, compondo absolutamente qualquer ambiente dentro do nosso projeto, seja num tom decorativo, para segurança ou estrutural.

Cantoneira de Alumínio

Um item fundamental para qualquer reforma e decoração são as cantoneiras de alumínio. Elas dão um bom acabamento ao nosso projeto, escondendo possíveis falhas e embelezando o local por si só.

No mercado, temos diversos tipos de cantoneira, com os mais variados tamanhos, espessuras e materiais. Porém, vamos tratar sobre as vantagens das cantoneiras de alumínio, que possuem todas as características deste material.

A cantoneira de alumínio é utilizada principalmente em paredes e escadas, e servem também como suporte para prateleiras e algumas decorações que precisam ficar fixas na parede. Ela é simples e combina com qualquer tipo de ambiente, como os modernos e os minimalistas.

Uma dica para incorporar a cantoneira de alumínio no seu projeto é mescla-la com outros materiais, como por exemplo a madeira. As escadas feitas em madeira podem ser revestidas, em seus cantos, com as cantoneiras de alumínio, trazendo contraste e beleza para o ambiente.

Outra vantagem da cantoneira de alumínio é relacionada ao seu preço. Ela é muito barata, com um preço mínimo, e extremamente leve, para ser aplicada em qualquer tipo de serviço.

Curiosidades dos Perfis de Alumínio

Vamos agora ver algumas curiosidades referentes aos perfis de alumínio, desde a sua fabricação, até mesmo a comercialização e aplicação em diferentes setores.

Produção

Em 2019, a indústria de alumínio no Brasil atingiu grandes marcos, produzindo cerca de 234,3 mil toneladas de perfis de alumínio extrudados. Esse valor representa 15,8% de toda a indústria de alumínio do nosso país. Num ranking de produção, os perfis de alumínio só ficam atrás das chapas de alumínio.

Exportação

Além de produzir muito para o mercado interno, o Brasil também exportou muito perfil de alumínio. Ao todo, foram 6.204,9 toneladas de perfil extrudado que foi exportado pelo nosso país. Os Estados Unidos foram os que mais compraram, cerca de 1102,1 toneladas, seguidos pelo Uruguai (982,8 toneladas) e o México, que comprou 797,7 toneladas.

Importação

Nosso país também importa alguns perfis de alumínio extrudados, por as vezes a demanda é maior do que a oferta interna. Em 2019, nós importamos cerca de 11 mil toneladas da China para abastecer o nosso mercado.

Indústria no Brasil

Temos 198 fábricas que fazem a extrusão do alumínio no Brasil, com uma produção de cerca de 800 mil toneladas. Assim, é possível manter a demanda interna e dar conta também da exportação para faturar ainda mais.

perfil de aluminio

Consumo dos Perfis de Alumínio

Disparadamente, a construção civil é a que mais consome os perfis de alumínio. São cerca de 120 mil toneladas de perfil extrudado que são utilizados. Dentre os outros usos, 40 mil toneladas vão para bens de consumo e 32 mil toneladas vão para os sistemas de transportes. Só a construção civil representa 52% do consumo de perfil de alumínio no Brasil.

Alta Representatividade na Economia

De um modo geral, temos uma alta produção de alumínio, seja para uso no mercado interno e também para exportação ao mercado externo. Temos também uma forte participação desta indústria na nossa economia, pois a movimentação chega a 80 bilhões de reais por ano, representando 1% de todo o PIB nacional.

Este é um dos motivos que atrai a atenção de muitos olhos investidores, pois além de fornecer todos os benefícios que já citamos anteriormente, possui forte relevância econômica em nosso país.

Outros Perfis de Alumínio

Nós citamos os principais perfis de alumínio anteriormente, como o Perfil Trapézio, Perfil U e Perfil Tubular. Porém, no mercado, temos muitos outros perfis que podem ser utilizados em diversas aplicações, seja para uma decoração ou para a estruturação do nosso projeto.

Dentre eles, temos o perfil de alumínio em barra, triangular, retangular, hexagonal, pentagonal e circular. Cada um possui uma aplicação, e podemos utilizar da nossa criatividade para definir a melhor aplicação. Independente do perfil escolhido, todos são tratados de uma forma que ficam duráveis e resistentes.

Diferença Entre Anodização Galvanização

No mercado, temos o tratamento da anodização nos perfis de alumínio, porém, muitos ainda buscam de forma errônea, indo atrás de perfis de alumínio galvanizados. Vamos entender a diferença para não ficar nenhuma dúvida.

Galvanização

O processo de galvanização, também chamado de galvanoplastia ou eletrodeposição, consiste em recobrir a superfície de um metal com uma camada de outro metal. Este outro metal que cobre o principal é chamado de sacrifício, e serve para proteger a peça interna. No caso da oxidação, quem sofrerá primeiro será o metal externo, geralmente menos valioso.

No geral, a galvanização é utilizada no ferro e no aço, pois são materiais que oxidam com uma enorme facilidade, demandando processos mais complexos para a sua proteção e longevidade.

Anodização

A anodização também é uma forma de proteger os metais contra a corrosão. O processo consiste na formação de uma camada protetora superficial, porém, ao invés de utilizarmos outro metal, utilizamos o mesmo metal. Isto quer dizer que, se temos um perfil de alumínio, utilizaremos um óxido do próprio alumínio para proteger a peça.

O método da anodização dependerá muito da peça, para definir quantos banhos serão necessários para garantir essa proteção. Esse banho eletrolítico é necessário para que surja este óxido e proteja o nosso material.

Qual Tratamento é Usado No Perfil de Alumínio

Nos perfis de alumínio, temos a utilização da galvanização somente em alguns perfis específicos, como os de ligas AISI, por terem uma aceitação melhor e aproveitarem mais o tratamento.

De maneira geral, os perfis de alumínio extrudados são tratados com a anodização, por ser mais eficiente, tornando-os duráveis e resistentes.

Com este tratamento, os perfis de alumínio ficam praticamente livres de corrosão, podendo ser utilizados em áreas externas e em regiões marítimas, já que a maresia não afetará o material.

A maioria dos perfis de alumínio já são anodizados assim que produzidos, porém, vale a pena se informar sobre o procedimento de produção na indústria que você for compra-los. Este é um passo fundamental antes de aplicar o material no seu projeto.

Conheça a origem do material que será aplicado na sua obra, principalmente se a sua função não for de decoração.

Quando envolvemos segurança, seja na aplicação de um corrimão em tubo de alumínio ou em infraestruturas para a passagem de fios e tubulações hidráulicas, devemos reforçar a atenção quanto à procedência do material.

Certifique-se de obter perfis de alumínio de qualidade, a partir de fontes confiáveis que façam a produção e a entrega de acordo com o que foi solicitado. Verifique também como é feita a proteção do material, visto que este é um ponto fundamental.

Caso o seu perfil de alumínio não seja protegido da maneira correta, muitas das qualidades do material poderão ser perdidas, acarretando em grandes problemas no futuro.

perfil de aluminio

 

alquimaadm

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

× Solicitar Orçamento