Guarda Corpo: Aprenda Tudo Sobre o Produto – Análise Completa

Há itens que são indispensáveis para qualquer tipo de projeto, seja ele complexo ou não. Há também aqueles que possuem muito mais que uma função estrutural, e também contribuem com a estética.

Estamos falando do guarda corpo, uma proteção utilizada em escadas, varandas, rampas, terraços, vãos e qualquer outro local do seu projeto que precise de uma proteção contra quedas. Este elemento está presente há muito tempo, e já começou a ser utilizado também pensando na estética.

Se você possui algum local elevado dentro do seu projeto, é certo que precisará de um. Assim, você evitará não só que crianças se machuquem, mas adultos e animais também.

Você poderá encontrar em diversos materiais, e muitos podem até mesmo ser misturados, como o guarda corpo em vidro com estrutura de alumínio. É possível executa-lo em aço inox, ferro, madeira e latão também. Assim, você une a versatilidade de diversos materiais com uma contribuição para a estética dos mais diversos ambientes.

Há o guarda corpo fechado, como no caso do que é feito em alvenaria ou vidro, e temos também aqueles abertos, que seriam os gradis e os balaústres. É importante ressaltar que, independente do estilo adotado para o seu projeto, a segurança vem sempre em primeiro lugar, e você não terá problemas com isso.

A diferença entre eles é justamente a ocasião em que você aplicará, e para defini-la é necessário que algumas questões sejam respondidas.

Como Surgiu o Guarda Corpo

A origem do guarda corpo é militar e naval, servindo somente como um elemento de segurança para proteger marinheiros e militares no campo de batalha e contra possíveis acidentes.

Na época da Renascença, isto é, meados do século XIV e final do século XVI, principalmente na Europa, diversas obras já contavam com a presença marcante do guarda corpo, não só como objeto de segurança, mas arquitetônico. A maior presença destes eram nas varandas, embelezando a fachada das construções.

Vamos verificar os diferentes tipos, bem como os materiais disponíveis no mercado para construi-los, suas vantagens e desvantagens e qual é o melhor para ser aplicado no seu projeto.

Gradil

Dentro os vários estilos, está o gradil. Trata-se de uma grade metálica, com a principal vantagem de ser aberta, permitindo que todos vejam o que está por trás. Assim, caso você queira preservar algum elemento sem ocultá-lo com o guarda corpo, poderá optar pelo uso de gradis.

Vantagens do Gradil

O guarda corpo em gradil também oferece uma proteção extra a possíveis quedas, pois seu formato é extremamente difícil de escalar, principalmente por ser muito liso. Isso evita, por exemplo, que uma criança tente subir nele. Apesar de ser possível ver o que está atrás de um gradil, pode ficar tranquilo, pois o espaço entre as grades é extremamente pequeno, não oferecendo riscos de atravessamento.

Outra vantagem de optar por usar gradis na sua obra é o melhor aproveitamento de material, pois as grades são pré-cortadas e podem se adequar a qualquer tipo de projeto, seja lá qual for.

A manutenção dos gradis também é fácil, pois como é simplesmente formado por barras lisas de metal, não há muito o que possa afetar a estrutura. Diferente dos de alvenaria, por exemplo, que podem trincar, desgastar e até mesmo se desprender da fachada, no caso de serem aplicados em varandas, por exemplo.

Por fim, temos uma fácil instalação, novamente por ser feito de peças pré-moldadas e fabricadas. Pela falta de detalhes presente nele, também torna mais rápido e até mesmo mais viável economicamente para a implementação dentro dos projetos.

GUARDA CORPO

Onde Usar o Gradil

Para ilustrar aquela vantagem do gradil de não afetar na estética, por ter espaçamento entre suas grades e permitir a visualização do que há por trás, podemos pensar nos parques. Você provavelmente já passou do lado de um parque, e deve ter notado que ele é totalmente cercado.

Quando essa cerca possui grades espaçadas, nós podemos ver todo o parque por dentro, e admirar a beleza do local. Esse é o melhor exemplo que temos de como o gradil contribui para a estética, não necessariamente por ele ser bonito, mas por permitir que as pessoas vejam o que há atrás dele.

O Que São Os Balaustres

Se a estética do seu guarda corpo é prioridade, uma boa pedida podem ser os balaústres. Além de ser possível ver o que há atrás deles, pois, assim como o gradil, ele é formado por espaçamentos entre suas barras, é possível também admirar o formato.

Os balaústres possuem uma forma arquitetônica que, no geral, é como se fossem pequenos pilares desenhados. Eles podem ser feitos de concretos, gesso e muitos outros materiais. Essa opção era muito comum na época da Renascença, e o foco é no detalhismo aplicado em cada pilar que compõe a estrutura.

Onde Usar Balaustres

Os balaústres podem ser utilizados em diversas aplicações, porém, é principalmente utilizado em fachadas de residências. É difícil observar algum prédio com a presença de balaústres, pois a limpeza é mais complicada, e a manutenção também.

Podemos utilizar também, além das varandas, em terraços e até mesmo por cima de muros, com finalidade estética. Algumas áreas públicas, como os parques, utilizam balaústres em escadarias, para segurança e estética.

Vantagens e Desvantagens dos Balaustres

Como mencionado anteriormente, os balaústres possuem a desvantagem da manutenção. Na maioria dos casos, são feitos em concreto, gesso ou madeira, e estes materiais, quando expostos ao ar livre, acabam apresentando problemas a longo prazo.

Você terá uma grande dificuldade pela presença de trincas e desgaste do material, e dependendo do local que ele é utilizado, pode oferecer um forte risco para a segurança.

Vamos supor que você coloque um balaústre numa varanda. Caso não ocorra manutenção periódica, há uma grande chance de pedaços se desprenderem e caírem no chão, podendo acertar alguma pessoa.

Com relação as vantagens, temos principalmente sua aplicação estética. Diferente dos gradis, que eram somente grades metálicas lisas, aqui podemos usar e abusar da imaginação para criar diferentes formatos de pilares, com os mais ricos detalhes possíveis, tornando o nosso projeto único.

Guarda Corpo de Alvenaria

Temos também o guarda corpo feito em alvenaria, que como o próprio nome sugere, possui a execução idêntica a de paredes. No geral, ele é construído com pedras, tijolos ou blocos, aglomerado com argamassa ou cimento, para levantar um verdadeiro muro.

Por ser feito em alvenaria, o guarda corpo de alvenaria apresenta uma resistência muito superior aos demais, e basta que apliquemos uma pintura para garantir longevidade ao mesmo.

Onde Usar o Guarda Corpo de Alvenaria

A aplicação de alvenaria é feita tanto no comércio, quanto em projetos residenciais, e é extremamente simples de ser executado em obra. Podemos vê-lo em beirais, rampas, passarelas, terraços, varandas, sacadas, passarelas e mezaninos.

Fora a parte estrutural, podemos também trabalhar a estética, não só com a pintura do guarda corpo. É possível colocar azulejos ou pedras como revestimento, dando textura e desenho, para assim contribuir com o visual do nosso projeto.

Especificações do Guarda Corpo em Alvenaria

As normas que regulamentam a aplicação em alvenaria são da ABNT. Ele deve ter um mínimo de 110 cm do piso ao parapeito para sacadas, varandas e mezaninos. No caso de escadas, a altura deve ser de 85 cm, no mínimo.

Vale a pena verificar a NBR correspondente à aplicação de guarda corpos em alvenaria dentro das obras, para certificar-se de que seguirá todos os padrões mínimos exigidos. Assim, o risco de acidentes, tanto na execução quanto após a finalização, diminui drasticamente, chegando a praticamente zero.

GUARDA CORPO

Outras Vantagens da Execução em Alvenaria

Além de garantir uma segurança mais que reforçada, como já vimos anteriormente, e embelezar fachadas e ambientes internos, ele também garante privacidade.

No caso de aplicação externa, em varandas e sacadas, por exemplo, ele oferece privacidade por não ter aqueles espaços presentes nos gradis e balaústres. Há também um reforço na segurança, pois é impossível que qualquer objeto ou pessoa atravesse por ele.

Guarda Corpo de Vidro

Agora, vamos subir um pouco o padrão e apostar num estilo de muito mais moderno, bonito e atrativo para qualquer tipo de projeto, seja ele residencial ou comercial.

Os guarda corpos feitos em vidro dão um ar de beleza superior, comparado com os outros. Além disso, garante também a segurança do local em que é aplicado, seja ele interno ou externo.

De maneira geral, o vidro utilizado deve ser temperado, pois assim terá maior resistência a possíveis impactos. Caso ele quebre, diferente do vidro comum, não teremos milhares de cacos espalhados pelo chão, mas sim pedaços grandes. Isto evita que as pessoas ao redor de um possível acidente envolvendo este material se cortem.

Onde Colocar Guarda Corpo de Vidro

Para aplicar o guarda corpo de vidro, podemos planejar diferentes espaços. É possível coloca-lo em sacadas, mezaninos, varandas, passarelas e até mesmo utiliza-lo para separar ambientes internos.

Diferente de outras opções, que ganham espaço no coração do projetista pela forma, este aqui ganha pelo material, o vidro. A aplicação do vidro, por si só, garante estética notável.

É frequente o uso da opção de vidro em escritórios comerciais, compondo praticamente toda a fachada destes prédios e dando um destaque enorme, embelezando até mesmo a região ao redor. Em projetos residenciais, também vemos a aplicação destes, principalmente nas varandas e sacadas.

Mais para frente, veremos também o guarda corpo feito em alumínio, e você poderá mesclar o vidro com ele. Isto trará uma estética ainda melhor para o seu projeto, mantendo a prioridade da segurança.

Execução e Manutenção do Guarda Corpo de Vidro

Apesar de ser belo, o guarda corpo de vidro precisa de atenção redobrada quando a instalação e manutenção. Diferente dos outros estilos, que bastava apenas fabricar e encaixar no local de preferência, este aqui precisa de uma atenção extra durante todo o processo de instalação.

É imprescindível contratar uma mão de obra especializada, e passar bem longe de qualquer serviço que esteja muito barato. É indicado, para a execução, o uso de vidros temperados, por serem ultra resistentes.

Hoje, muitos projetos adotam a opção em vidro, e alguns projetistas não largam mão de usa-lo em seus projetos. Porém, para evitar acidentes, é necessário ainda que seja feita uma manutenção preventiva periodicamente, principalmente para identificar possíveis trincas.

Guarda Corpo Alumínio

Mais um guarda corpo bastante valorizado atualmente, é o de alumínio. Ele pode ser aplicado em qualquer ambiente, pois se adapta muito bem. Por ser feito de alumínio, garante leveza à estrutura, e a sua beleza é indistinguível.

Uma das principais vantagens, além da beleza, é referente à manutenção. Para este estilo de guarda corpo alumínio, não precisamos efetuar manutenções periódicas. A única exigência é a limpeza do material, pois ele já é inoxidável e resistente à corrosão.

Podemos encontra-lo em diversas cores e tamanhos, inclusive mesclado com outros elementos.

É comum vermos a estrutura do guarda corpo feita em alumínio, e o fechamento em vidro. Dá um destaque incomparável para o projeto, garante segurança, estabilidade e modernidade.

Ainda por ter alumínio, esta opção oferece também a vantagem de ser utilizado até mesmo em áreas praianas, pois a maresia não oferece riscos à estrutura devido a alta resistência do material.

Execução do Guarda Corpo de Alumínio

Para executarmos o guarda corpo de alumínio, precisaremos de toda a sua composição. Isto inclui o peitoril, os chumbadores, a ancoragem, as guarnições e as conexões.

A altura mínima exigida para os guarda corpos de alumínio é de 105 centímetros para áreas externas e, quando aplicado em escadas internas, pode ter no mínimo 92 centímetros.

Por cima de toda a estrutura, não podemos nos esquecer de colocar o corrimão, que deve ter um formato que não permita o pouso de quaisquer outros objetos por cima. Esta incapacidade de apoiar nele garante maior segurança, tanto de objetos que poderiam cair, como também de pessoas.

GUARDA CORPO

Qual Alumínio Utilizar no Guarda Corpo

Para projetarmos um guarda corpo de alumínio, vamos nos deparar com diversos estilos de material presentes no mercado. São diversos perfis, ou seja, formatos, para compor a nossa estrutura final.

Dentro os diversos perfis, temos o tubular e o retangular, que são os mais comuns de serem aplicados nos guarda corpos. O tubular é utilizado principalmente na confecção dos corrimões e os retangulares são utilizados para estruturar e dar segurança e resistência.

Fora estes perfis, encontramos também diversos outros no mercado, como por exemplo os triangulares, hexagonais, pentagonais, barras e quadrados. Dependendo do nosso projeto, podemos verificar qual ficaria mais harmônico com toda a composição ao redor.

As Vantagens do Guarda Corpo em Alumínio

São muitas as vantagens da opção de alumínio. A primeira delas é que podemos utiliza-lo junto com outros elementos, como por exemplo o vidro. Isso permite abusar da criatividade e tornar obras ainda mais atraentes. Vale ressaltar que a aplicação pensando na estética não é somente para o agrado de quem vê, mas também para a valorização do projeto, financeiramente falando.

Além disso, temos uma maior durabilidade do guarda corpo de alumínio comparado a outros modelos. Por ser um material de muita qualidade, é possível deixa-lo exposto ao ar livre, mesmo que esteja chovendo, sem que ocorra qualquer patologia no mesmo.

É possível molda-lo das mais diversas maneiras, adequando-o a qualquer tipo de projeto, independente de como seja a arquitetura. Dessa forma, ele também é muito mais prático de ser colocado em qualquer local, sem apresentar qualquer tipo de dificuldade durante o processo.

Guarda Corpo em Escadas

O guarda corpo escada é extremamente funcional, e pode também ser executado de uma forma que, além de garantir a segurança das pessoas que sobem e descem, pode dar um ar de beleza ao ambiente, seja ele residencial ou comercial.

Nas escadas, o guarda corpo é indispensável, e a falta deste pode até mesmo acarretar em uma multa para os responsáveis pelo imóvel. Além de impedir que as pessoas acabem caindo, auxilia na hora de subir a escada, principalmente por conta dos corrimãos.

Para compor esse elemento estrutural e estético, podemos utilizar diferentes materiais para o fechamento. Porém, um elemento que devemos ter cuidado é justamente com o corrimão. Ele pode ser de alumínio ou outro metal, como também podemos aplicar madeira.

Por ser bastante utilizado, é indicado que utilizemos um material mais resistente para o corrimão, como por exemplo o alumínio. O desgaste será infinitamente menor, e também não precisaremos efetuar manutenções frequentes para manter sua integridade. Basta escolher o perfil ideal, seguindo as dicas dadas anteriormente, e garantir uma estética e segurança para o seu projeto.

Tubo de Alumínio em Guarda Corpo de Escada

O perfil mais indicado para a execução do guarda corpo nas escadas é o tubular de alumínio. Como vimos antes, este material é leve e extremamente resistente. O fato de ser leve não impacta só na aplicação feita na escada, sem comprometer sua estrutura, mas também no transporte do material até o local do projeto.

É possível ainda personalizar o nosso tubo de alumínio, alterando sua cor, por exemplo. Dessa forma, não tem desculpa para não o utilizar. Você também poderá optar pelo uso de outros perfis na sua obra, desde que garantam que as pessoas possam se apoiar nele sem oferecer riscos à segurança.

GUARDA CORPO

Como Escolher o Guarda Corpo Certo?

Agora, com toda a informação e opções existentes no mercado e as suas aplicações, ficará mais fácil de definir o modelo ideal para o seu projeto. Como já mencionado anteriormente, qualquer estilo de guarda corpo garante a segurança do projeto, e o que muda é principalmente a sua estética e o seu propósito, independente de onde está sendo aplicado.

Para te ajudar a decidir, é necessário que algumas perguntas sejam respondidas. Você precisa de privacidade no seu projeto? Se o seu cliente disser que sim, pode ser mais indicado aplicar em alvenaria, justamente por ser totalmente fechado e não permitir que curiosos vigiem o que está acontecendo no interior de uma casa, por exemplo, caso seja aplicado numa varanda.

Se a privacidade não prioridade, e você se importar mais com o detalhamento do guarda corpo, é recomendado aplicar os balaústres, pois possuem forma artística e agregam muito para este ponto. Caso o seu cliente queira uma estética bela, mas não queira se preocupar com inúmeras manutenções, indicamos o uso em alumínio. Como já vimos antes, a opção de alumínio garante que o seu cliente não precise executar quaisquer manutenções, bastando somente a limpeza do mesmo.

Você precisará também, além de definir o local onde ficará o seu guarda corpo, como por exemplo numa varanda, escada ou terraço, verificar como é o clima da região que a sua obra está localizada. Caso seja uma zona praiana, por conta da maresia, não recomendamos utilizar metais sem proteção contra umidade nem mesmo madeira.

Para áreas com incidência de maresia, é recomendado o uso do vidro e do alumínio. Eles são resistentes, e não ocorrerão problemas com oxidação, por exemplo. É possível ainda aplicar outro metal, desde que seja tratado para não sofrer com as intempéries.

Percebemos então que decidir a opção correta é uma tarefa simples, e você deverá, antes de executar, se preocupar também com a procedência dos seus materiais e a mão de obra. Certifique-se de que as pessoas envolvidas no projeto sejam qualificadas, para evitar acidentes na hora da execução e também futuramente, quando liberado para o uso.

Como qualquer item de segurança, devemos tomar cuidado pois, além de haver o risco de colocar a vida das pessoas em perigo, resultará certamente em denúncias e processos a quem executa o projeto.

alquimaadm

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

× Solicitar Orçamento