Escadas de Alumínio: Veja Tudo O Que Precisa Saber
Quanto pensamos nas escadas, o assunto vai muito além de simplesmente uma estrutura para subir e descer andares numa residência ou num ambiente comercial. Se você já precisou pensar em algum projeto de escada, seja como arquiteto ou como cliente, talvez possam ter faltado algumas informações para te auxiliar.
Pensando nisso, vamos discutir um pouco sobre alguns modelos de escadas e o motivo da escada de alumínio ser a melhor para o seu projeto. Entenderemos como elas funcionam, seus componentes e as melhores aplicações para cada caso. Assim, quando você for pensar numa escada, terá muito mais possibilidades e o seu projeto ficará muito melhor.
Lembre-se de conciliar a estética com a segurança. Muitos arquitetos e projetistas, na hora de executar uma obra, dão muita atenção para a estética e não se preocupam tanto assim com a segurança. Isto não ocorre por negligência, mas sim pelo mito de que, para ser seguro, tem de ser limitado. Esta ideia está totalmente errada, e você pode sim executar um belo projeto com segurança.
Os Elementos de Um Escada
Antes de entendermos o motivo da escada alumínio ser tão boa comparada as outras, vamos aprender como funciona uma escada de maneira geral. Não é só de degraus e corrimão alumínio que devemos nos preocupar. Existem outros elementos que contribuem para a segurança, e algumas normas devem ser seguidas na execução do nosso projeto.
Piso
O primeiro elemento das escadas é o piso, também conhecido popularmente como degrau. Estes devem ser projetados de acordo com as normas, obedecendo o tamanho mínimo da pisada, ou seja, o tamanho do pé.
Não há segredo na hora de projetar um degrau, e não é necessário nenhum cálculo mirabolante para chegar num desenho final. Não há um tamanho fixo, pois você precisará adequar ao seu projeto, envolvendo o tamanho total da escada de alumínio e a inclinação.
Espelho
O próximo elemento das escadas de alumínio, seguindo a ordem, é o espelho. Os espelhos são a superfície vertical entre um piso e outro. Essa altura entre os degraus deve ser seguida também por norma, para que a pisada seja segura e confortável.
Vale lembrar que, de acordo com o estilo da escada que estamos projetando, estes valores mínimos mudam. Portanto, é necessário consultar as normas respectivas ao nosso cenário.
No caso de a aplicação ser em um ambiente residencial, o tamanho mínimo prioriza não só a segurança, como também o conforto. Subir e descer escadas não pode ser uma tarefa difícil e nem cansativa. Assim, teremos uma inclinação muito menor com relação ao piso, facilitando a subida e descida.
Para os casos de ambientes de manutenção, como por exemplo o acesso ao terraço de um edifício, ou seja, a casa de máquinas e caixa d’água, não é necessário projetar com conforto, só com segurança. Estas escadas podem ter uma inclinação muito maior, para ocupar menos espaço. Qualquer ambiente que não tenha circulação constante de pessoas não demanda conforto.
Com estes critérios citados, aliados à experiência de quem está projetando, você poderá definir facilmente qual é o tamanho correto do espelho da sua escada, garantindo segurança e, se necessário, conforto entre as pisadas.
Patamar
O patamar é uma superfície de descanso presente nas escadas de alumínio, principalmente aquelas que são mais extensas, ou seja, possuem mais degraus. Novamente, devemos seguir as normas correspondentes ao nosso projeto de escada de alumínio para conhecer estas medidas.
De maneira geral, muitas residências não colocam patamares em suas escadas, por mais que sejam grandes. Porém, em locais de grande circulação, como shoppings e metrôs, os patamares sempre estarão ali. Além das estruturas serem bem maiores, precisamos pensar também no público que estamos atendendo. Muitos podem ser idosos ou possuírem dificuldades de locomoção, e o patamar é ideal para que descansem um pouco, sem ter que subir tudo de uma vez só.
Verifique a necessidade de aplicar ou não o patamar na sua escada, pensando não só nas normas e indicações, como também na preferência do seu cliente. Se você estiver projetando uma residência e o seu cliente sentir a necessidade de um patamar, coloque-o. Em alguns casos, o patamar não está lá nem necessariamente para descanso, mas para contribuir com a estética do ambiente.
Guara-Corpo
O guarda-corpo é um dos elementos mais importantes de qualquer escada, seja ela residencial ou comercial. Independente do fluxo, da idade das pessoas que transitarão por ela ou qualquer outro fator, os guarda corpos precisam estar presentes.
Este item de segurança consiste num elemento vertical por toda a escada, que serve de proteção para evitar que as pessoas caiam por lá. Além de ser uma barreira contra quedas, ele também pode servir de suporte para o corrimão.
Veremos a seguir dois modelos de corrimão, e um deles depende do guarda-corpo para ser acoplado. Precisando ou não de um corrimão acoplado, o guarda corpo não pode ficar de fora das escadas de alumínio.
Você poderá encontrar as normas referentes aos guarda corpos para saber as medidas corretas para aplicar no seu projeto, como por exemplo a altura mínima necessária. Diferente dos outros elementos, aqui você deverá se importar com a estrutura, pois ela precisa ser preparada para receber esforços das pessoas que se apoiam no guarda corpo.
Não economize na mão de obra na hora de projetar uma escada, pois você poderá ter sérias dores de cabeça no futuro, além de correr o risco de prejudicar a integridade física de algum indivíduo.
Corrimão
Os corrimãos também são de suma importância para as escadas, servindo de apoio ao subir ou descer das escadas de alumínio. Independente da escada alumínio altura, você deverá inclui-los no projeto.
O primeiro modelo de corrimão fica acoplado na parede. Caso a sua escada tenha paredes cercando-a, você poderá optar por colocar o corrimão nela. Se você não tiver paredes por perto, terá que optar obrigatoriamente pelo segundo modelo, que consiste em colocar o corrimão preso no guarda corpo.
Caso você tenha paredes por perto e quiser optar por colocar o corrimão na própria estrutura da escada, não há problemas. Esta decisão dependerá exclusivamente de você e do seu cliente, e não de alguma norma regulamentadora. Verifique qual situação ficará melhor, esteticamente, e coloque a mão na massa, sempre com uma equipe competente na execução.
As Normas Técnicas Para Escadas de Alumínio
Falamos muito sobre as normas técnicas, mas somente por cima. Não convém passar todas as normas técnicas da ABNT aqui, pois são extensas e riquíssimas em informação. A melhor fonte para procura-las é no próprio documento da norma, que contém tudo o que você precisa saber.
É indispensável para um arquiteto ou engenheiro a leitura destas normas antes de executar qualquer procedimento dentro de uma obra. No caso das escadas de alumínio, você deverá ir atrás principalmente da NBR 13532:1995 – Elaboração de projetos de edificações.
Outro documento importantíssimo para consultar antes de executar uma escada de alumínio é o do corpo de bombeiros. Pesquise por “Instruções Técnicas do Corpo de Bombeiros Militar”, para encontrar todo o quadro de normas referentes às questões de segurança.
Os Tipos de Escadas de Alumínio
Agora que já conhecemos todos os elementos que compõem uma escada, vamos ver os principais modelos que podem ser aplicados tanto em ambientes residenciais, como também em comerciais. Dependendo da aplicação, você precisará dedicar mais esforço para o cálculo da estrutura da escada, por conta do porte. No geral, projetar uma escada não é tão complexo, e a parte mais complicada é, de fato, analisar qual o melhor modelo para o seu projeto.
Além de servir como uma estrutura para subir e descer andares, as escadas tornaram-se símbolos de poder e modernidade ao redor do mundo. Residências de alto padrão possuem escadas imponentes, que destacam-se no ambiente e trazem um ar incomparável para o ambiente. Nos shoppings, por exemplo, elas são enormes, demonstram poder e beleza para o local.
O principal fator que diferencia os modelos de escada é o formato, e entre cada formato teremos uma variação com relação aos lances e também a disposição dos degraus. Infelizmente, principalmente por uma questão de espaço, pode ser que você não consiga aplicar o modelo dos sonhos, mas com certeza encontrará um a altura para a sua escada de alumínio.
Escadas Reta
O modelo mais conhecido, tradicional e aplicado nos projetos é a escada reta. Ela é compacta e bem comprida, podendo ter diversos lances e até mesmo patamares entre eles.
Esta escada de alumínio reta não muda de direção, logo, sua estrutura é a mais fácil de todas para ser projetada. Além dessa facilidade de projeto, temos também uma simplificação na hora da execução, e mesmo profissionais sem tanta experiência conseguem entregar um excelente resultado.
Não confunda a simplicidade e tradicionalidade como um sinônimo de um projeto feio e sem graça. Se você souber escolher os materiais corretos, poderá tornar a experiência de uma escada reta única.
Nós recomendamos fortemente o uso do alumínio para estas escadas, para garantir não só a segurança, mas também a beleza do ambiente. Você poderá mesclar o alumínio com outros elementos, como a madeira e o vidro, a fim de criar milhões de possibilidades para a implantação do projeto. Dessa maneira, ficará muito mais fácil de casar a escada de alumínio com o seu local de aplicação.
Escadas de Alumínio Em L
A escada de alumínio em L é a primeira que muda de direção, virando 90 graus. Você terá duas opções para efetuar essa mudança de direção, que dependerá principalmente da estética desejada por você e seu cliente.
É possível fazer a mudança de direção da escada de alumínio em L colocando um patamar no meio do caminho, para além de criar um descanso, ter espaço para virar os degraus. Também é possível efetuar a mudança sem o patamar, apenas utilizando degraus mais triangulares e alterando gradativamente essa direção.
O último caso é mais complexo, e dependerá muito mais ainda do seu espaço disponível. Mudar a direção utilizando degraus triangulares na escada de alumínio consumirá um bom espaço a mais. Se estiver sobrando e combinar com a estética, não tem motivos para não aplica-lo. A altura escada alumínio dependerá do seu projeto, como mencionamos antes.
Para se inspirar, você poderá buscar ideias de alguns arquitetos renomados que já aplicaram as escadas de alumínio em L no seu projeto. O arquiteto Benedito Coelho Neto entregou algumas obras com este modelo, e um que vale a pena conferir é o acesso à cobertura no escritório USOS Arqdesign. Temos também o exemplo da arquiteta Rosane Zanardo, com diversas obras residenciais entregues com o modelo discutido.
Vale lembrar também que, por conta do desvio de direção, teremos algumas complicações na hora da execução, demandando uma mão de obra mais especializada e confiável para evitarmos erros de projeto.
Escadas de Alumínio em ‘U’
Como o próprio nome já sugere, as escadas de alumínio em U possuem este formato mais arredondado. Elas possuem dois lances ligados por um patamar mais extenso do que o normal, seguindo em direções totalmente opostas. Olhando por cima, veremos o formato do U, que dá nome ao modelo.
Este modelo de escada alumínio ocupa muito mais espaço do que todas as outras, e você deverá verificar, primeiramente, este fator antes de sair projetando. Não é tão comum assim aplicarmos em residências, justamente por conta do espaço, logo, você poderá se deparar com ele nas obras comerciais.
Para inspiração, você poderá ir atrás de projetos do arquiteto Sergio Coelho, por exemplo, que já projetou diversos halls de entrada com escadas em formato de U. Temos também o arquiteto Edgar Monteiro, responsável por muitas obras com escadas de alumínio neste modelo. Por fim, recomendamos a arquiteta Sandra Moura, que resolveu abusar ainda mais deste estilo e utilizou três lances ao invés dos dois que são mais convencionais.
Escada em Caracol
Está faltando espaço? Pode ser necessário optar por uma escada de alumínio em caracol. Alguns profissionais conhecem este modelo como helicoidal, e ele é muito mais compacto comparado aos outros.
A forma de execução também é diferente das demais, pois esta possui um eixo central por onde os degraus são apoiados e lançados. Você poderá utilizar da criatividade para criar estilos elegantes e não deixar a falta de espaço te intimidar.
Para este caso, o principal material utilizado é o alumínio. São muitas vantagens em optar por uma escada de alumínio, pois este material é extremamente resistente e também garante uma ótima proteção contra corrosão e tensões exercidas. Além disso, é um material que não demanda manutenção, facilitando a vida de quem será dono do imóvel com o seu projeto.
Escadas Circular de Alumínio
Por fim, temos o modelo da escada circular em alumínio. Ela assemelha-se a escada em caracol, porém, não possui aquele eixo central por onde saem os degraus. Ela costuma ser apoiada na parede, e também é uma ótima opção para ambientes pequenos.
Os lances da escada circular muda de maneira aleatória, traçando um caminho suave e orgânico, para que você possa subir e descer com conforto e segurança. Como projetista, você poderá acrescentar a iluminação para favorecer ainda mais o estilo do seu ambiente. Escolha bem o material também, e se puder, opte pela escada de alumínio.
As Escadas de Alumínio Externas
Não podemos nos esquecer das escadas externas, que também são muito utilizadas em diversos projetos. É importante pensar em modelos que combinem com o exterior da sua obra, e harmonize bem.
Os degraus das escadas de alumínio externas podem ser menores e não precisam ser largos. O principal ponto que você deve dar atenção é ao material, e aí o alumínio entra para salvar a sua vida.
Utilizar a escada de alumínio em áreas externas é quase que obrigatório se o seu cliente buscar sofisticação e não quiser ter dor de cabeça com o passar do tempo. Por ficarem expostas às chuvas, você precisa de um material resistente, que não sofra corrosão facilmente.
O alumínio, quando produzido, passa pelo processo de anodização. Este consiste em colocar o metal num banho eletrolítico para que uma camada de óxido de alumínio forme-se em toda a sua superfície. Com esta camada, os problemas com a corrosão acabam, e a vida útil da sua escada de alumínio será muito maior do que qualquer outro material.
Como Calcular Uma Escadas de Alumínio
Vamos agora entender o básico que você precisa para calcular uma escada. Este processo será resumido, e está dividido em duas etapas. A primeira delas é o cálculo do conforto e a segunda consiste no cálculo da quantidade de pisos e espelhos.
Para a primeira etapa, podemos utilizar a Fórmula de Blondel. Através dela, você poderá obter uma relação perfeita entre as dimensões para ter um projeto totalmente confortável no final. Aplicando esta fórmula, você terá uma medida exata para os seus espelhos e pisos.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o piso da escada deve ser maior ou igual a 25 centímetros, e em alguns locais pode ser que seja 28 centímetros. Você deverá consultar as normas correspondentes ao seu Estado. Já os espelhos, você deverá pensar numa altura que fique entre 16 e 18 centímetros.
A segunda etapa consiste no cálculo da quantidade de pisos e espelhos. Para isso, você precisará ter a altura piso a piso definida. O número de espelhos será igual a altura piso a piso dividido pela altura do espelho.
Fique atento quanto ao cálculo da distância piso a piso. Não estamos falando de pé direito, ou seja, a distância do piso até a laje. Estamos falando da distância do piso até o próximo piso, passando da laje.
Agora que calculamos o número de espelhos, precisamos calcular o número de pisos. Para isso, precisaremos pegar o número de espelhos e subtrair 1. Sabendo a quantidade de pisos, podemos começar a execução da nossa escada. Caso você tenha um patamar, basta considera-lo como um piso alongado, que o seu projeto dará certo.
A Largura das Escadas
Há uma largura mínima para as escadas, dependendo da sua aplicação. No caso de edificações residenciais que tenham no máximo 3 pavimentos, você deverá adotar uma largura mínima de 80 centímetros para a sua escada de alumínio.
No caso de edificações comerciais ou prédios, você deverá calcular a largura mínima seguindo a legislação do Corpo de Bombeiros, que varia entre cada Estado. O mínimo que podemos encontrar de largura para estas escadas é de 110 centímetros.
Como Escolher a Escada Ideal
Agora, conhecendo cada detalhe presente numa escada, do seu projeto até a sua execução, é possível definir melhor qual o melhor modelo para aplicar na sua obra.
A questão da segurança é sempre a mais simples para o caso das escadas de alumínio, sem demandar tanto esforço para projetar. A grande dificuldade encontra-se na definição de um modelo ideal. Será que devo escolher uma escada em L ou uma escada em U? Devo focar no conforto ou não é necessário? Muitas pessoas vão transitar por ela, ou somente algumas em certos períodos?
Para solucionar essa questão, além de fazer o seu papel de conhecer bem todos os modelos e suas aplicações, bem como suas limitações individuais, você deverá acima de tudo conversar com o seu cliente. Ele é a alma do projeto, quem irá usufruir de tudo aquilo, e você precisa ouvi-lo.
Com o cliente nas mãos, deixe que ele sonhe todo o projeto, e passe tudo o que está na cabeça para você. Após esse período de imaginação, coloque em ação tudo o que você sabe sobre as escadas de alumínio e coloque o pé dele no chão, mostrando o que pode ser feito e o que é impossível.
Apresente também todos os pontos positivos de aplicar uma escada de alumínio, enfatizando a beleza e harmonia do ambiente e a segurança absoluta garantida por estes modelos de escada