Envidraçamento de Sacadas: Explicação Completa 2021
O envidraçamento de sacadas virou uma febre, e praticamente todos os imóveis novos contam com esse recurso previamente instalado. Além de dar um toque mais que especial quanto a modernidade e sofisticação, você poderá proteger sua varanda com o envidraçamento, principalmente contra as chuvas.
São muitos benefícios que temos ao envidraçar a nossa sacada, que vão desde a valorização do imóvel, até mesmo uma maior comodidade e conforto na utilização do mesmo. Porém, antes de sair por aí contratando o primeiro serviço que vier pela frente, é bom ficar atento em como o procedimento deve ser feito.
Justamente por ter virado febre, há muitos profissionais de baixa qualidade que se aproveitam. No geral, cobram um preço absurdo por um serviço extremamente ruim, e caso você não entenda perfeitamente sobre o assunto, poderá cair numa grande armadilha. Além de gastar a mais, poderá encontrar uma série de problemas até mesmo a curto prazo, como o mal funcionamento do mecanismo de abertura, caso presente.
OS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DO ENVIDRAÇAMENTO DE VARANDAS
Já mencionamos alguns dos benefícios no envidraçamento da varanda, porém, é bom entrar em detalhes, principalmente para informar aqueles que não possuem qualquer noção sobre o assunto.
O principal benefício de envidraçar a sua varanda é aumentar o ambiente útil. No geral, as varandas e sacadas ficam conectadas diretamente com a sala, e em alguns casos, com o quarto. Pensando no ambiente da sala de estar, quando nós envidraçamos a varanda, é como se recriássemos o ambiente, dando um novo significado para o mesmo.
Dessa maneira, a sacada, que antes servia somente para tomar um ar ou passar alguns minutos, vira parte da sala, e torna os dois ambientes como se fossem um só. Você poderá passar quanto tempo julgar necessário na sua varanda envidraçada, independente se estiver chovendo ou fazendo sol.
Além de ampliar o ambiente de uma residência, o envidraçamento de sacadas permite que você tenha maior controle quanto à circulação de ar dentro do imóvel. No caso de varandas sem essa proteção, todo o ar passa por aqui, e é barrado somente por uma porta de correr que divide a sacada com a sala. No caso de envidraçar sua sacada, você terá maior controle, e essa porta intermediária da sala com a sacada poderá até mesmo ser removida.
REGRAS PARA O ENVIDRAÇAMENTO DE SACADAS
Há sim normas gerais para o envidraçamento de sacadas, que servem para qualquer situação, principalmente quanto a sua execução. Porém, muitas outras regras variam de acordo com o local em que você está seguindo principalmente as normas do condomínio, por exemplo.
Caso esteja interessado em envidraçar a sacada da sua casa, você pode pular essa parte e seguir somente as normas técnicas disponíveis para a execução do envidraçamento de varanda. Porém, se estiver num apartamento, você precisará consultar o manual do condômino, antes de pensar em contratar alguém para fazer o serviço.
Vimos que o envidraçamento de varandas traz grandes mudanças para o apartamento, seja na estética ou no conforto dado ao morador. Porém, por estar diretamente conectado com a fachada, esse processo causa grandes mudanças na mesma. Para preservar uma fachada homogênea, muitos condomínios estabelecem padrões, seja no tipo do vidro, na cor e até mesmo na cortina que você poderá colocar.
No mercado, há diversos tipos de envidraçamento, com vários modelos de abertura, tamanho das folhas de vidro, cor e cortinas que podem ser colocadas. Para a fachada não virar um circo, você deve tomar conhecimento dos padrões e segui-los à risca. Optar por um produto diferente do especificado nas normas do condomínio poderá implicar em sérios problemas, como por exemplo multas e também a remoção do sistema implementado.
NORMAS TÉCNICAS PARA ENVIDRAÇAMENTO DE SACADA
Em 2014, no auge do envidraçamento de sacadas, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) publicou a NBR 16259, justamente para atender essa ampla demanda de mercado. Além de atingir os clientes interessados em envidraçar as sacadas, ela também aborda os síndicos e os próprios fabricantes dos sistemas para envidraçamento de varandas.
Até então, não havia qualquer normatização, quanto ao modelo e até mesmo a segurança. Para resolver isso, a NBR 16259 estabeleceu parâmetros rígidos, a fim de garantir a segurança e o conforto dos moradores e profissionais envolvidos ao longo de todo o projeto.
A NBR 16259 estabelece padrões técnicos para avaliar o sistema de instalação do envidraçamento de sacada como um todo, independente do seu modelo, como por exemplo as que são deslizantes, pivotantes ou mistas. Há alguns ensaios que são obrigatórios que devem ser realizados, a fim de verificar a resistência à corrosão e também a esforços repetitivos.
Por muitas vezes ser implementado em locais elevados, o envidraçamento de sacadas precisa, ainda na fase de testes, passar por alguns ensaios de pressão do vento e impacto, a fim de assegurar sua eficácia nestas situações que provavelmente surgirão.
Com relação à especificação física dos modelos de envidraçamento de varandas, a NBR não estabelece nenhuma regra, nem quanto ao material, nem mesmo quanto a espessura dos perfis. Porém, todo o desempenho do conjunto deverá ser testado e aprovado antes de executado.
Ainda falando sobre a NBR 16259, temos uma principal diferença com relação ao local de envidraçamento das sacadas. Dependendo da região em que o serviço seja realizado, temos algumas orientações que se diferenciam, como é o caso das áreas de praia ou cidades. Para as zonas litorâneas e áreas industriais, a limpeza deverá ser feita numa frequência maior, de seis em seis meses. No caso de áreas urbanas ou rurais, a limpeza deve ser feita uma vez por ano somente.
AS REGRAS DE ENVIDRAÇAMENTO DE SACADA PARA CONDOMÍNIOS
Retornando para a questão do envidraçamento de varandas em condomínios, vamos entender melhor o que pode e o que não pode ser exigido, e como o processo de decisão e orientação deve ser feito.
Para definir o envidraçamento de sacadas, modelos de cortinas ou persianas e até mesmo aquela rede implementada para contenção, uma assembleia deverá ser realizada entre todos os condôminos. Nesta reunião, deverá ser estabelecido qual será o modelo de fechamento padrão.
Há uma questão que o condomínio não pode obrigar os seus moradores, que é em relação à empresa contratada para realizar o serviço. Isto não pode ser padronizado, e o condômino deve ter total liberdade em escolher a empresa de envidraçamento de sacadas que mais lhe convém. Deverá ser decidido também as multas e penalidades que serão aplicadas em caso de descumprimento das normas previamente estabelecidas para o envidraçamento de sacadas.
Deixar de seguir as normas estabelecidas para padronizar a fachada do prédio vai muito além de uma questão estética. Não é só para melhorar o conforto das pessoas que olham para o prédio de fora, mas isto também é feito para evitar a desvalorização do imóvel. Os prédios que não possuem uma padronização da sua fachada desvalorizam muito mais comparado com aqueles que possuem a fachada padronizada.
PRECISO DA PREFEITURA PARA O ENVIDRAÇAMENTO DA MINHA VARANDA?
Por ser uma modificação que causa mudanças consideráveis dentro do seu imóvel, muitas pessoas podem pensar ou ficar na dúvida se é necessário obter alguma autorização da prefeitura, como é o caso da realização de reformas e pequenas obras dentro de casa.
Entretanto, a arquiteta Samira Rocha, da Sacada Glass, afirma que o envidraçamento da varanda não precisa de qualquer liberação dada pela prefeitura local. Porém, ainda há um documento importantíssimo e necessário, que deverá ser emitido pela empresa prestadora do serviço de envidraçamento da varanda.
A emissão de uma Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) ou Registro de Responsabilidade Técnica (RRT) são imprescindíveis, e a empresa contratada deverá emiti-las antes de iniciar qualquer procedimento de envidraçamento da sacada. Além disso, é necessário que haja um profissional capacitado e autorizado a assinar o atestado de segurança daquele produto, colocando-se como responsável do projeto para os casos em que ocorrem acidentes.
Se a empresa que você contratou está negando a emissão destes documentos, principalmente em troca de um serviço mais barato, corra. Se o serviço for executado e ocorrer qualquer problema durante e após a instalação, a responsabilidade é totalmente sua, inclusive no caso de acidentes graves. Logo, deixe que as empresas emitam os documentos devidos para que elas mesmas fiquem responsáveis pelo produto que produzem.
SISTEMAS DE ENVIDRAÇAMENTO DE SACADAS
Com relação aos sistemas de envidraçamento das varandas, nós temos dois modelos. Eles não se referem ao modelo de abertura, mas sim de colocação das folhas de vidro e do conjunto de alumínio.
ENVIDRAÇAMENTO DA SACADA APOIADO NO GUARDA-CORPO
O primeiro modelo consiste num estilo sobre o guarda-corpo. Após instalarmos um guarda corpo na nossa varanda ou sacada, o sistema que irá segurar o vidro é colocado logo acima dele, com seus painéis de vidro e perfis de alumínio. No caso da execução, além da empresa ficar responsável por qualquer problema que pode ocorrer no sistema de envidraçamento, ela também será responsabilizada por qualquer dano causado ao guarda corpo existente.
ENVIDRAÇAMENTO DA VARANDA DO PISO AO TETO
O segundo sistema que temos é o que vai do piso até o teto. Este sistema, no geral, é instalado para dentro do guarda-corpo, sem utiliza-lo como apoio. No Brasil, este modelo é o mais utilizado em todas as novas construções, e será muito mais fácil encontrar uma empresa que faça este tipo de instalação.
Este modelo de envidraçamento de sacadas é o mais utilizado principalmente por não utilizar os guardas-corpos. Dessa maneira, a empresa responsável não precisa se preocupar em laudos e perícias realizadas no guarda-corpo, e terá um problema a menos para lidar em caso de acidentes ou problemas durante a instalação.
No caso dos edifícios mais modernos, os guarda-corpos não apresentam problemas para receberem o vidro e o sistema inteiro apoiado neles. Porém, para os edifícios mais antigos, colocar um sistema de envidraçamento acima do guarda-corpo pode ser uma tarefa impossível.
DE ONDE VEM O ENVIDRAÇAMENTO DE VARANDAS
No Brasil, utilizamos o modelo europeu para a confecção dos sistemas de envidraçamento de sacadas. O principal motivo dessa escolha é que, no modelo europeu, é possível abrir todas as folhas de vidro. Isto torna o projeto muito mais versátil e compatível com qualquer tipo de sacada, independente do seu tamanho e formato.
As placas de vidro são todas alinhadas com o trilho, e podem ir até uma extremidade em que ficam livres. É possível, literalmente, desliza-las para o canto e empilha-las lado a lado em uma das extremidades, abrindo totalmente o seu fechamento. É extremamente útil para varandas gourmet, principalmente na hora de fazer algum churrasco ou cozinhar.
Os materiais também são baseados nos mesmos modelos europeus, e tudo é pensado para garantir não só a estética do ambiente, como também a segurança dos moradores.
Caso você tenha animais de estimação em casa ou crianças, é altamente recomendável colocar redes de proteção após o envidraçamento da sacada. Este simples sistema bloqueará qualquer possível queda, deixando o ambiente ainda mais seguro. Você poderá encontrar redes de proteção para fechar a sua sacada por menos de R$ 300,00. Logo, colocamos como um item praticamente obrigatório no caso de residirem crianças e animais de estimação no seu apartamento.
QUAL O MELHOR VIDRO PARA AS VARANDAS?
O sistema de envidraçamento das varandas reúne, além dos perfis de alumínio, os vidros. Como eles são o material principal na confecção destes sistemas, você deverá tomar conhecimento de qual é o melhor vidro para ser aplicado na execução. Vamos conhecer os dois principais vidros utilizados e quais são suas aplicações.
VIDRO TEMPERADO
O vidro temperado possui até cinco vezes mais resistência do que os vidros convencionais, e é o mais indicado para o envidraçamento de varanda de acordo com as normas estabelecidas pela ABNT. Entretanto, para os especialistas que projetam e instalam os sistemas de envidraçamento das sacadas, ele não é nada indicado.
Para justificar a reprovação do vidro temperado por parte dos especialistas, eles destacam uma desvantagem no uso deste. Quando o vidro temperado se quebra, ele espalha cacos afiados para todos os lados. Para a aplicação, isto pode ser um grande problema, pois poderão cair pedaços para o lado de fora, cortando e machucando quem estiver passando no local.
VIDRO LAMINADO
O vidro laminado é o mais indicado para o envidraçamento de sacadas, e preferido entre os profissionais. Ele é composto de duas chapas com polímero, EVA ou resina entre elas, que atua justamente freando os cacos de vidro numa possível quebra do material.
Diferentemente do vidro temperado, no caso do laminado quebrar por algum motivo, todos os cacos ficarão retidos entre as lâminas aplicadas em seus vãos, e nenhum pedaço poderá cair para fora ou para dentro dos apartamentos. Dessa forma, não corremos o perigo de colocar a vida de ninguém em risco.
QUANTO CUSTA O ENVIDRAÇAMENTO DE SACADAS
O custo para envidraçar sacadas poderá variar de um imóvel para o outro, não só de acordo com os modelos escolhidos, mas também de acordo com o tamanho necessário para envidraçar. Enquanto alguns possuem apenas pequenas sacadas, outros possuem varandas gourmets, extensas e que necessitam de um fechamento muito maior.
No geral, para envidraçar a sua sacada você precisará desembolsar de R$550,00 a R$ 1100,00 por m², variando também de empresa para empresa. Além disso, é recomendado que o cliente contrate uma equipe especializada para realizar manutenções pelo menos uma vez por ano, para checar todo o conjunto e suas peças, substituindo o que for necessário.
Recomendamos também que você contrate uma empresa de qualidade e que tenha uma boa reputação no mercado para envidraçar a sua sacada. Dessa forma, será possível chamar a mesma empresa para efetuar a manutenção. Isto é útil pois, no geral, as empresas não realizam a manutenção de envidraçamento feito por outras empresas.
Isto ocorre não só por um jogo de mercado, mas sim por conta de os sistemas construtivos empregados na hora da execução serem diferentes. Além disso, o material utilizado difere de empresa para empresa. Para evitar dores de cabeça, elas só realizam as manutenções dos equipamentos que instalaram com a própria mão de obra.
O material empregado na confecção do seu sistema de envidraçamento para sacada também interfere diretamente no custo final. Utilizar alumínio, por exemplo, deixará o seu sistema mais barato, com toda a qualidade necessária e cumprindo todas as normas de desempenho. O vidro também influencia, e o mais recomendado é o incolor, por ser mais barato e padronizado nos condomínios.
POR QUE ENVIDRAÇAR A SACADA
Já demos alguns motivos para você envidraçar a sua sacada no começo dessa matéria, como por exemplo o ganho de espaço unindo dois cômodos que antes não eram ligados. Porém, ainda há alguns outros pontos que provavelmente vão te conquistar de vez.
REDUÇÃO DE RUÍDOS
O envidraçamento de varandas, além de aumentar ambientes, melhora consideravelmente o conforto acústico. Como as lâminas de vidro geralmente possuem uma espessura considerável, teremos uma redução notável dos ruídos vindos da rua, como por exemplo os barulhos de veículos transitando na frente do seu prédio.
Dessa forma, você poderá ter ainda mais tranquilidade dentro de casa, para realizar as tarefas que tanto precisa e gosta. É uma solução ótima, principalmente para os moradores de andares mais baixos, geralmente mais afetados pelo barulho das redondezas.
LIMPEZA
A limpeza é um ponto importantíssimo no envidraçamento de sacadas. Ao fechar a sacada, você estará também criando uma barreira protetora contra os raios solares. Isto impedirá que os seus móveis acabem manchando e até mesmo estragando com o tempo.
Por instalar uma barreira, você também diminuirá consideravelmente a poeira que entra da rua na sua casa. Assim, na primeira vez em que for varrer seu apartamento após envidraçar a sacada, notará muita diferença na quantidade de pó presente no chão e nos móveis.
Você também não precisará se preocupar com a água da chuva inundando sua varanda. Com o envidraçamento nós teremos um sistema de vedação com borrachas extremamente eficaz, que impede a infiltração de água mesmo nas piores chuvas possíveis para a sua região.
No caso da limpeza do seu sistema de envidraçamento, teremos que dividir os cuidados entre o vidro e os perfis de alumínio. Para fazer a limpeza do vidro, basta utilizar produtos próprios para a limpeza do vidro. Porém, tome cuidado na aplicação, e assegure-se de que eles entrarão em contato somente com o vidro. Caso você utilize algum produto químico que entre em contato com o alumínio, ele poderá manchar permanentemente.
Para limpar os perfis de alumínio, nós utilizamos uma solução de detergente diluído em 5% de água. A aplicação deve ser feita, impreterivelmente, com uma esponja ou pano macio. Sempre utilize o lado amarelo da espoja, e passe bem longe de qualquer material abrasivo. Se não seguir essas orientações, você poderá manchar e riscar o seu alumínio.
Apesar de ser extremamente resistente, quando se trata dos produtos utilizados na limpeza do alumínio, ele pode ser bem fraco. Portanto, para garantir que o seu envidraçamento da varanda dure para sempre, faça a limpeza conforme as recomendações dadas.
A VALORIZAÇÃO COM ENVIDRAÇAMENTO DE VARANDA
O envidraçamento da sua varanda vai, além de garantir uma estética melhor, aumentar seu espaço útil, agregar diversos benefícios ao ambiente e valorizar o seu imóvel. Caso pretenda vende-lo algum dia, a presença do fechamento nas suas varandas e sacadas é importantíssimo para agregar valor.
Porém, para que você possa usufruir de todas as vantagens do envidraçamento da varanda, é necessário seguir todas as orientações dispostas aqui, não só para limpeza, mas para a execução, contratação de empresas e também as regras que devem ser seguidas, tanto as que são normatizadas, como também as do seu condomínio.
Evite pagar barato na execução do fechamento da sua sacada, pois é muito provável que seja feito por profissionais incapacitados. O barato poderá, de fato, sair muito caro, e custar até mesmo alguma vida. Lembre-se que você está instalando um sistema na beira do seu apartamento, e qualquer erro poderá derrubá-lo para fora.
Leia também em nosso BLOG tudo sobre Esquadrias de Alumínio.